Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3663
Título: O PNAIC e a sua utilização: uma experiência na Unidade Escolar Municipal José Alves Torres no município de Codó/MA.
Título(s) alternativo(s): The PNAIC and its use: an experience at the José Alves Torres Municipal School Unit in Codó / MA.
Autor(es): LIMA, Juliana Cunha
Palavras-chave: Formação de leitores
Mediação da leitura
PNAIC
Training
Mediation of reading
PNAIC
Data do documento: 21-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa investiga a importância do professor mediador na formação de leitores através das obras literárias distribuídas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa. O objetivo principal do estudo é verificar a utilização das obras literárias nas atividades de leitura literária dentro da sala de aula na Unidade Escolar Municipal José Alves Torres no Município de Codó – Maranhão, problematizando assim o papel destas obras na formação de leitores. A pesquisa está fundamentada nos seguintes procedimentos metodológicos: nas observações do espaço escolar, nas atividades desenvolvidas no âmbito da leitura, na aplicação de questionários e nas verificações das diversas formas de incentivos por parte da unidade escolar com relação às práticas de leitura presente na sala de aula e na escola. Os apoios teóricos das inquietações estão fundamentados em estudiosos do campo da leitura e da formação de leitores, e nos estudos sobre o espaço escolar. Através da pesquisa, constatou-se a importância da leitura na formação do aluno leitor. Entretanto, diante dos dados levantados na escola investigada, apenas uma professora entrevistada utiliza do acervo do PNBE em sala de aula, ressalta-se a necessidade de um maior acompanhamento por parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e da Secretaria Municipal de Educação do Município de Codó – SEMED na utilização das obras literárias, para que se possam melhorar os indicadores de leitura e assim, oferecer aos alunos diversas atividades que proporcionem a formação de leitores.
Descrição: ABSTRACT This research investigates the importance of professor mediator in the formation of readers through the literary works distributed by the national compact for the Literacy of the right age. The main objective of the study is to verify the use of literary reading literary activities in the classroom in the Unidade Escolar Municipal José Alves Torres in Codó-Maranhão, thus questioning the role of these works in the formation of readers. The research is based on the following methodological procedures: the comments of school space, the activities developed in the context of reading, on the application of questionnaires and checks of the various forms of incentives on the part of the school unit with respect to the practices of reading this in the classroom and in school. The theoretical support of the concerns are based in the field of reading and the formation of readers, and in studies on the school space. Through research, it was noted the importance of reading in the formation of the student reader. However, in the face of data collected at the school investigated, only a teacher interviewed uses the PNBE acquis in the classroom, the need for greater monitoring by the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC and the Municipal Secretary of education of the municipality of Codó-SEMED in the use of literary works, in order to improve the indicators of reading and thus offer students several activities that provide the formation of readers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3663
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaCunhaLima.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.