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dc.contributor.authorLIMA, Tarcio Almeida-
dc.date.accessioned2019-07-30T11:34:06Z-
dc.date.available2019-07-30T11:34:06Z-
dc.date.issued2019-01-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3664-
dc.descriptionAbstract Brazil recorded 142,600 reports of human rights violations only in 2017, which represents a total of 390 per day or more than 16 every hour. The figures are part of the annual report of the National Human Rights Ombudsman, released by the federal government (MDH, 2018b). Mobile apps have become a tool for convenience, agility and entertainment. Today, many companies have adopted this feature as a way to bring their customers closer to their products and company. The rapidity that mobile applications brought to society has brought time and money savings, practicality by performing tasks such as banking, fun through games and conversations, so that such applications have transformed modern life. This study proposes a ubiquitous solution to enable the practice of complaints through mobile devices. The final step is to implement the solution. The elucidation must be accessible and include the largest possible number of users, making it an efficient means for denunciations. Thus, a questionnaire was carried out with 62 participants, and in this way it was perceived that they see the solution as a useful tool with approximately 82%, important with 96.77%, which has a positive impact with 100% and that can increase the number of active citizens in society with 82.26% of respondents.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil registrou 142,6 mil denúncias de violações de direitos humanos somente em 2017, o que representa um total de 390 por dia ou mais de 16 a cada hora. Os números fazem parte do balanço anual da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, divulgado pelo governo federal (MDH, 2018b). As aplicações mobile têm se tornado uma ferramenta de praticidade, agilidade e entretenimento. Hoje, muitas empresas têm adotado este recurso como uma forma de aproximar seus clientes de seus produtos e empresa. A rapidez que as aplicações mobiles trouxeram a sociedade, trouxe economia de tempo e dinheiro, praticidade ao realizar tarefas como realizar transações bancárias, diversão através de games e conversas, dessa forma, tais aplicações transformaram a vida moderna. Este estudo propõe uma solução ubíqua para viabilizar a prática de denúncias via dispositivos móveis. A etapa final consiste na implementação da solução. A elucidação deve ser acessível e contemplar o maior número de usuários possível, tornando-se um meio eficiente para realização da prática de denúncias. Assim, foi realizado um questionário com 62 participantes e, dessa forma, foi percebido que estes veem a solução como uma ferramenta útil com aproximadamente 82%, importante com 96.77%, que traz um impacto positivo com 100% e que pode aumentar o número de cidadãos ativos na sociedade com 82.26% dos entrevistados.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMobilept_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectAndroidpt_BR
dc.subjectIOSpt_BR
dc.subjectComputação socialpt_BR
dc.subjectDenúncias no Brasilpt_BR
dc.subjectMobilept_BR
dc.subjectMobile devicespt_BR
dc.subjectAndroidpt_BR
dc.subjectIOSpt_BR
dc.subjectSocial computingpt_BR
dc.subjectComplaints in Brazilpt_BR
dc.titleUma proposta de plataforma social de denúnciaspt_BR
dc.title.alternativeA social reporting platform proposalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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