Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, Maria Alda Pinto-
dc.date.accessioned2019-08-06T12:53:50Z-
dc.date.available2019-08-06T12:53:50Z-
dc.date.issued2015-08-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3693-
dc.descriptionABSTRACT This work aims to promote discussions about the recent theoretical and methodological debate on the History of Women emerged from the history of education, since this is considered privileged locus for historiography of women. Situated on the lines of research "History, Memory and Education" and "Education and Gender" this research is born with the purpose of bringing to the center of local academic discussions two categories in recognition phase in history: women and teachers; or specifically, women teachers, with special focus for the city of Codó – Maranhão State, through the redemption of their trajectories, stories and memories about education of Codó. In this sense, work is focused on achieving the proposed goals and gathered up favorable results on the History of Education this municipality, since the scope of the research was reached, achieving interpret memory fragments of three women codoenses teachers from the (re) construction of their careers made possible by oral history as a research methodology, which was key to the results presented here.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho fomenta discussões acerca do recente debate teórico e metodológico sobre a História das Mulheres emergidas a partir da história da educação, uma vez que, esta é considerada lócus privilegiado para historiografia das mulheres. Situada nas linhas de pesquisa “História, Memória e Educação” e “Educação e Gênero” a presente pesquisa nasce com o propósito de trazer para o centro das discussões acadêmicas locais duas categorias em fase de reconhecimento na história: as mulheres e as professoras; ou mais certo, as mulheres professoras, com foco especial para as do município de Codó – Maranhão, através do resgate de suas trajetórias, histórias e memórias sobre a educação codoense. Neste sentido, trabalhou-se com foco na realização dos objetivos propostos e colheram-se resultados favoráveis sobre a História da Educação deste município, uma vez que, o escopo da pesquisa foi alcançado, conseguindo-se interpretar fragmentos de memória de três mulheres professoras codoenses, a partir da (re)construção de suas trajetórias possibilitadas pela história oral como metodologia de pesquisa, a qual foi fundamental para os resultados aqui apresentados.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectTeachers – Memories – Educationpt_BR
dc.titlePelas mãos femininas: memórias da educação codoense (1950 a 1980)pt_BR
dc.title.alternativeFor female hands: memories of Codoense education (1950 to 1980)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ALDA-SOARES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso847,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.