Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3694
Título: O conteúdo ginástica nas aulas de educação física nas escolas do município de Timbiras/MA, no ensino fundamental anos finais
Título(s) alternativo(s): Gymnastics content in physical education classes in the schools of Timbiras / MA, in elementary school final years
Autor(es): SOUSA, Maria Raimunda do Nascimento de
Palavras-chave: Ginástica geral
Conteúdo
Educação física escolar
General gymnastics
Content
School physical education
Data do documento: 9-Mai-2015
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O estudo se reporta ao conteúdo da Ginástica nas aulas de Educação Física, nas escolas do município de Timbiras/MA, no Ensino Fundamental Anos Finais. Analisa a Ginástica Geral como conteúdo da Educação Física Escolar nesses espaços. Para a análise, a pesquisa verifica se ocorre o emprego do conteúdo da Ginástica Geral pelos docentes das escolas analisadas; e identifica de que forma esse conteúdo está sendo compreendido e aplicado pelos docentes. A pesquisa foi de cunho humanista, de caráter descritivo-exploratória, com uma abordagem qualitativa. Foi desenvolvida em dois âmbitos: análise do referencial teórico para dar sustentação teórica e pesquisa de campo. Para o levantamento dos dados, foi utilizado um instrumento (questionário) semi-estruturado contendo dez questões fechadas. A amostra foi formada por cinco professores de escolas públicas e mais dois professores de escolas privadas, ambos lecionam a disciplina Educação Física, no Ensino Fundamental Anos Finais. Os resultados mostram que praticamente o conteúdo ginástico não é trabalhado nessas escolas, aquecimento/ alongamento no início e no final da aula, são os únicos indícios da prática de ginástica nas aulas de alguns professores. Outros docentes só trabalham conceituação e história. Concluise que os docentes analisados precisam ampliar as possibilidades de trabalho, incluindo a ginástica em sua seleção de conteúdos, garantindo uma diversificação de conhecimentos aos discentes e propiciando condições para que a ginástica, como conhecimento produzido pela sociedade, seja compartilhado nas instituições escolares.
Descrição: ABSTRACT The study refers to the content of gymnastics in physical education classes in schools in the city of Timbiras / MA in Elementary Education Final Years. Analyzes the general gymnastics as content of physical education in these spaces. For the analysis, the research verifies that occurs the use of the contents of the general exercise by teachers of the analyzed schools; and identifies how the general fitness content is understood and applied by teachers. The research was humanistic, descriptive and exploratory character with a qualitative approach. It was developed in two areas: the theoretical framework analysis to give theoretical support and field research. To survey data, we used an instrument (questionnaire) semi-structured containing ten questions closed. The sample was formed consisting of five public school teachers and two teachers from private schools. These teachers teach the Physical Education in Elementary Education, Final Years of these schools. We used a questionnaire with ten questions closed. The results show that almost gymnastic content is not worked in these schools, heating / stretching at the beginning and end of class, is the only indication of fitness practice. Others only work concept and history. It was concluded that teachers need to expand analyzed the opportunities from the club, to enlarge their work opportunities, to ensure diversification of content to students and provide conditions for gymnastics as knowledge produced by the company is shared institutions school.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3694
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação Física do Campus de Codó

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