Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Ivar Cardoso de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T15:52:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-06T15:52:51Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3696 | - |
dc.description | ABSTRACT Sport is a sociocultural phenomenon. From this perspective this study aimed to know the reality of physical education classes in public schools in the city of Burgos Manoel in Timbiras-MA, especially if the volleyball while content is being taught or practiced. Data collection was done by examining the frequency of responses. The sample was comprised of 12 students from different year series in period of 12 a 14 de marçh de 2014. The results showed that most students practicing volleyball independent school, and know the rules of this sport. As for the advantages they said among other responses, cognitive and behavioral development. On the importance of volleyball practice for health practitioners, students acknowledge that helps strengthen the muscles of the body, improves movement, serves on the physical and psychological development. Thus, we conclude that the sport in general should be part of the daily lives of these children, Thus it is expected that this work will contribute to inclusion of this practice in schools analyzed. | pt_BR |
dc.description.abstract | O esporte é um fenômeno sociocultural. Nessa perspectiva esse trabalho teve como objetivo conhecer a realidade das aulas de educação física na escola pública Manoel Burgos na cidade de Timbiras - MA, especificamente se o voleibol, enquanto conteúdo está sendo ministrado ou praticado. O levantamento dos dados foi feito através da análise da frequência de respostas. A amostra foi formada por 12 alunos dos diferentes anos seriados nos período de 12 a 14 de março de 2014. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos pratica voleibol independente da escola, e desconhecem as regras dessa modalidade esportiva. Quanto às vantagens eles disseram entre outras respostas, desenvolvimento cognitivo e comportamental. Quanto à importância da prática do voleibol para a saúde do praticante, os alunos reconhece que ajuda a fortalecer a musculatura do corpo, melhora os movimentos, atua no desenvolvimento físico e psicológico. Desse modo, conclui-se que o esporte de modo geral deve fazer parte do cotidiano dessas crianças, assim espera-se que esse trabalho venha a contribuir para inserção dessa prática na escola analisada. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Voleibol | pt_BR |
dc.subject | Alunos e escola | pt_BR |
dc.subject | Volleyball | pt_BR |
dc.subject | Students and school | pt_BR |
dc.title | A prática voleibol na escola Manoel Burgos em Timbiras-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | Volleyball practice at Manoel Burgos school in Timbiras-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação Física do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IVAR-OLIVEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 626,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.