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http://hdl.handle.net/123456789/3699
Título: | Nietzsche: para além do conhecimento estético e da trágica modernidade |
Título(s) alternativo(s): | Nietzsche: Beyond Aesthetic Knowledge and Tragic Modernity |
Autor(es): | MARQUES, Luciano Brandão |
Palavras-chave: | Nietzsche Estética Modernidade Cultura Nietzsche Aesthetics Modernity Culture |
Data do documento: | 14-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento do conhecimento estético enquanto um campo do saber, especialmente sob uma perspectiva nietzschiana. Para tal, nosso trabalho encontra-se divido em três momentos essenciais. No primeiro momento de nosso estudo, mostraremos o surgimento da reflexão sobre a sensibilidade e a contingência do mundo a partir da perspectiva crítica de Platão, buscando compreender como a questão estética (fisiológica e artística) fora condenada pelo filósofo ateniense; em seguida, com base na perspectiva kantiana e no contexto cultural do século XVIII, buscaremos apresentar a retomada do elemento estético como objeto de reflexão filosófica e a estima do mesmo enquanto item indispensável na formulação do conhecimento. No segundo momento de nossa reflexão, analisaremos como a filosofia de Nietzsche elevou o conhecimento estético para um nível totalmente novo e prestigiado da reflexão filosófica, inclusive, realizando diversas críticas a tradição metafísica que outrora depreciava a arte. No terceiro e último momento de nosso estudo, buscaremos analisar a questão do conhecimento estético sob a perspectiva do artista moderno; tendo como cenário a Modernidade de 1840 a 1930 – momento essencial para compreendermos o desenvolvimento cultural e espiritual do tema aqui estudado. |
Descrição: | ABSTRACT This study aims to present the development of the the aesthetic acquaintance as a field of knowledge, especially from a nietzschean perspective. For this, our work is divided into three essential moments: in the first moment of our study we will show the emergence of the reflection on the sensitivity and the contingency of the world from the critical perspective of Plato, trying to understand how the aesthetic question (physiological and artistic) was condemned by his philosophy; then, based on the kantian perspective and the cultural context of the eighteenth century, we will try to present the return of the aesthetic element as an object of philosophical reflection and the esteem of it as an indispensable item in the philosophical knowledge formulations. In the second moment of our reflection we will analyze how the Nietzsche's philosophy elevated the aesthetic acquaintance to a totally new and prestigious level of philosophical reflection - including criticizing the metaphysical tradition that once depreciated it. In the third and last moment of our study, we will try to analyze the question of aesthetic knowledge from the perspective of the modern artist; taking the Modernity from 1840 to 1930 as a backdrop - an essential moment to we understand the cultural and spiritual development of the theme here we are inquiring. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3699 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
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