Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3702
Título: Jogos eletrônicos como ferramenta pedagogica no processo de ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Electronic games as a pedagogical tool in the teaching-learning process
Autor(es): PAIVA, Amauri de Queiroz
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Educação
Processo ensino-aprendizagem
Eletronic games
Education
Teaching and learning process
Data do documento: 13-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o preparo dos professores das escolas estaduais e mu-nicipais do município de Codó-Ma, frente aos jogos eletrônicos como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Assim verificando a formação desses docentes no con-texto dos jogos eletrônicos e a necessidade da formação continuada para prepará-los. Discutir como os jogos eletrônicos estão presentes no cotidiano, com uso dos jogos eletrônicos nas escolas, como preparar o professor para mais essa atividade, e ao mesmo tempo em que ocor-re a inovação da educação tornando-a mais atrativa. A pesquisa foi realizada através de um questionário que verifica o perfil do professor, como ele utiliza os jogos eletrônicos em sala de aula e o nível de capacitação dos mesmos. O referido questionário foi aplicado nas escolas estaduais e municipais pertencentes a zona urbana de Codó-Ma. Após análise dos dados da pesquisa, observou-se a necessidade de uma proposta de capacitação em relação a esse tema. Partimos da realização de um embasamento teórico sobre regras de ensino e as necessidades da educação, coletando dados tanto em estudos de documentos do MEC quanto em entrevistas com os professores da educação onde foram identificadas, na cidade de Codó-Ma, faixas etá-rias e disciplinas diversificadas que apresentam problemas no processo de ensino aprendiza-gem. Com a utilização e aplicação dos jogos eletrônicos é possível realizar uma sincronia do estudos teórico lecionado em sala de aula, com aulas práticas em laboratórios para que o alu-no aprenda associar o conhecimento adquirido na escola e aplica-los na sociedade.
Descrição: ABSTRACT This work has to analyze the preparation of teachers in state and municipal schools of the mu-nicipality of Codó-Ma in relation to eletrônic games as pedagogical tool in the teaching and learning process. Thus verifying the formation of these teacher in the contexto of eletrônic games and the need for continuing formation to prepare them. Discusps how the electronic games are presente in everyday life, the use of eletronic game in school, how to prepare tea-cher for more activity, at the same time that innovation occurs education, making it more atra-ctive. The search was conducted through a questionaire that found the teacher’s profile; how the uses the eletronic game in the school and the level of the same. This questionaire was ap-plied to state and municipal school belonging to the level to the urban área of Codó-Ma. After analysis of the survey data, it was observed the need for a proposal for theoritical foundation on teaching rules and education needs, collecting data both MEC documents studios and in interviews whit teachers of education, where age groups and disciplines diferences were in-dentified that have problems in teaching and learning process in the city of Codó-Ma. Whit the use and application of games and simulators you can perform a sync from the theoretical study taught in the class room, whit pratical classes in laboratories for the student to learn to associate the knowlege acquired in school and apply it in society.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3702
Aparece nas coleções:TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmauriPaiva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso591,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.