Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Alexsandro Learte | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T12:53:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T12:53:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3704 | - |
dc.description | ABSTRACT This course conclusion work presents a pedagogic activity for the teaching of Science from the use of Blender 3D tool. For this was used as a methodology to create a solar system in three dimensions (height, width and depth) made in a modeling and free animation software - Blender 3D. The research describes the process of creating an animation of the solar system with the description and analysis of all stages of the work, which resulted in a video lasting about seven minutes, composed of 10,000 frames, which has stereoscopic anaglyphic technique applied In order to provide the illusion of three-dimensionality, followed by educational recommendations. Objective with this work, that 3D technologies bring a motivating contribution to the school, providing a more playful learning and to awaken in students / as the willingness to learn together with the feeling of being able to experience what was once only seen in illustrative images of the books. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma atividade pedagógica para o ensino de Ciências a partir do uso da ferramenta Blender 3D. Para isto, foi utilizada como metodologia a criação de um sistema Solar em 3 Dimensões (altura, largura e profundidade) feito em um software livre de modelagem e animação - o Blender 3D. A pesquisa relata o processo de criação de uma animação do Sistema Solar com a descrição e análise de todas as etapas do trabalho, que resultaram num vídeo com duração de aproximadamente 7 minutos, composto por 10.000 frames, ao qual foi aplicada técnica de estereoscopia anaglífica com a finalidade de proporcionar a ilusão de tridimensionalidade, seguidos de recomendações pedagógicas. Objetiva-se com este trabalho, que as tecnologias 3D tragam uma contribuição motivadora para as aulas, proporcionando um aprendizado mais lúdico e que desperte nos alunos/as a vontade de aprender aliado à sensação de poder vivenciar o que antes só era visto em imagens ilustrativas dos livros. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Estereoscopia | pt_BR |
dc.subject | Blender 3D | pt_BR |
dc.subject | Animation | pt_BR |
dc.subject | Stereoscopy | pt_BR |
dc.subject | Blender 3D | pt_BR |
dc.title | Atividade pedagógica para o ensino de ciências com a ferramenta Blender 3D | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogical activity for science teaching with the Blender 3D tool | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Licenciatura em Informática do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEXSANDROSANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.