Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3728
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dc.contributor.authorSOUZA, Ítalo Pereira de-
dc.date.accessioned2019-08-23T16:31:53Z-
dc.date.available2019-08-23T16:31:53Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3728-
dc.descriptionABSTRACT The increasing complexity of the organizational environment in today's globalized economy, coupled with the significant increase in competition between companies, has led to an intensification in the use of strategies by managers in order to gain competitive advantages. Thus, this case study aims to develop a Balanced Scorecard model for a retail microenterprise, translating its mission and strategy into a broad set of performance measures ordered from the financial, customer, internal process perspective. and learning and growth. Given some current implications of the company, such as the lack of definition of strategic planning and competitive strategies, BSC presents itself as a methodology to provide a more professional and strategic management for the enterprise. As relevant results of the work, it is understood that BSC may be able to provide competitive advantages for the company, leverage its results and promote a better market positioning for the company, through the generation of a performance measurement and management system. of strategies.pt_BR
dc.description.abstractA crescente complexidade do ambiente organizacional na economia globalizada atual, juntamente com o significativo aumento da concorrência entre as empresas, tem levado a uma intensificação no uso de estratégias por parte dos gestores, com o intuito de obterem vantagens competitivas. Desta forma, o presente estudo de caso tem como objetivo geral desenvolver um modelo de Balanced Scorecard para uma microempresa varejista, realizando a tradução da sua missão e estratégia em um amplo conjunto de medidas de desempenho ordenadas nas perspectivas financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Diante de algumas implicações atuais da empresa, como a falta de definição do planejamento estratégico e de estratégias competitivas, o BSC se apresenta como uma metodologia para proporcionar uma gestão mais profissional e estratégica ao empreendimento. Como resultados relevantes do trabalho, compreende-se que o BSC pode ser capaz de propiciar vantagens competitivas para a empresa, alavancar os seus resultados e promover um melhor posicionamento de mercado para a mesma, através da geração de um sistema de medição de desempenho e gerenciamento de estratégias.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.titleBalanced scorecard aplicado: uso do planejamento estratégico em uma microempresa varejistapt_BR
dc.title.alternativeApplied Balanced Scorecard: Using Strategic Planning in a Retail Microenterprisept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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