Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3729
Título: BPM no setor público: Um estudo de caso aplicado à coordenação do curso de ciências econômicas da UFMA
Título(s) alternativo(s): Public Sector BPM: A case study applied to the coordination of UFMA's economic science course
Autor(es): PINHO, Marcelo Ferreira
Palavras-chave: Gestão de Processo de Negócio (BPM).
Modelagem e BPMN
Business Process Management (BPM)
Modeling and BPMN
Data do documento: 9-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: As organizações públicas ou privadas estão cada vez mais empenhadas em garantir uma estrutura capaz de responder prontamente às demandas organizacionais. Tal empenho está associado ao que se convencionou chamar Gestão de Processos de Negócio (BPM) como forma de entregar valor ponta a ponta da organização. Este estudo se propôs a aplicar a abordagem de processos na elaboração da Lista de Oferta de disciplinas da Coordenação do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão. Para tal intento, realizou-se o diagnóstico da situação atual (modelagem AS IS), a modelagem do estado desejado (Modelagem TO BE) e a apresentação de uma proposta de melhoria. A técnica utilizada para a modelagem foi a BPMN (Business Process Modeling Notation). O método adotado foi a pesquisa qualitativa, que se desenvolveu através de um estudo de caso. Para a coleta de dados dispôs-se de pesquisa documental e entrevista semiestruturada. A partir da modelagem do procedimento, foi possível se obter uma melhor compreensão de suas interfaces e o encadeamento de suas atividades, melhorando a compreensão e o entendimento sobre o fluxo de informações. A documentação e registro favorecerão à padronização e ao aprendizado para usos futuros.
Descrição: ABSTRACT Public or private organizations are increasingly committed to ensuring a structure capable of responding promptly to organizational demands. This commitment is associated with what is commonly referred to as Business Process Management (BPM) as a way to deliver end-to-end value to the organization. This study aimed to apply the process approach in the elaboration of the Offer List of subjects of the Coordination of the Economics Course of the Federal University of Maranhão. For this purpose, the current situation was diagnosed (AS IS modeling), the desired state modeling (TO BE modeling) and a proposal for improvement was presented. The technique used for modeling was Business Process Modeling Notation (BPMN). The method adopted was qualitative research, which was developed through a case study. For data collection, documentary research and semi-structured interviews were available. Through the modeling of the procedure, it was possible to obtain a better understanding of its interfaces and the chain of its activities, improving the understanding and understanding of the information flow. Documentation and registration will favor standardization and learning for future uses.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3729
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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