Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, Élida Regiane Fonseca-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:50:09Z-
dc.date.available2019-08-26T14:50:09Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3734-
dc.descriptionABSTRACT Diversification in the forms of sales has intensified the competitiveness among business, it can be seen that information and communication technologies - ICTs, especially virtual social networks, have played an important role in in this reality. Thus, this study seeks to understand how the use of these ICTs small business contributes to establishing a network of contacts with their customers in order to gain competitive advantage. So the goal here is to analyze how the use of ICTs impact on the competitiveness of small businesses and to this end was A multiple case study was carried out through a preliminary bibliographic study, field observation and semi-structured interviews with owners or small business owners from a booming region in city ​​of São Luís - MA. Being able to verify that most of the little ones business has established contact with customers through social networks, has attracted customers thanks to these tools, thus getting return financial.pt_BR
dc.description.abstractA diversificação nas formas de venda, tem acirrado a competitividade entre os negócios, é possível observar que as tecnologias da informação e comunicação – TICs, em especial as redes sociais virtuais, tem desempenhado um papel importante nessa realidade. Assim, este estudo busca entender como a utilização dessas TICs pelos pequenos negócios contribui para estabelecer uma rede de contatos com seus clientes, a fim de obter vantagens competitivas. Logo, o objetivo aqui é analisar como o uso de TICs impactam na competitividade de pequenos negócios e para tanto foi realizado um estudo de casos múltiplos, por meio de estudo bibliográfico preliminar, observação em campo e entrevistas semiestruturada com proprietários ou responsáveis de pequenos negócios, de uma região em expansão comercial na cidade de São Luís - MA. Sendo possível verificar que maioria dos pequemos negócios tem estabelecido contato com clientes por meio das redes sociais, tem atraído clientes graças a estas ferramentas, conseguindo assim obter retorno financeiro.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhaãopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectPequenos negóciospt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectCompetitivenesspt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectInformation Technologies and communicationpt_BR
dc.titleTecnologia para competitividade: um estudo sobre o uso de TICs em pequenos negócios.pt_BR
dc.title.alternativeTechnology for competitiveness: a study on the use of ICTs in Small businesspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉlidaSoares.pdfTrabalho de Conclusão de Curso215,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.