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Título: Estudo da intenção empreendedora dos estudantes da educação técnica de nível médio em São Luís do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Study of entrepreneurial intention of high school technical education students in São Luís do Maranhão
Autor(es): BUCELES JUNIOR, Walterly Torres
Palavras-chave: Intenção empreendedora
Empreendedorismo
Educação empreendedora
Entrepreneurial intention
Entrepreneurship
Entrepreneurial Education
Data do documento: 4-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente artigo tem como ponto de partida uma pesquisa desenvolvida inicialmente em Portugal, que buscava compreender o aumento do número de programas de incentivo as atividades empreendedoras. Portanto, para entender no contexto brasileiro, o crescimento do incentivo à atividade empreendedora e a necessidade de geração de novos postos de trabalho, busca-se compreender se a educação técnica no ensino médio colabora com a intenção empreendedora dos jovens. Para isso, foi aplicado um questionário do Likert de cinco pontos, teve-se o objetivo de fazer a verificação relativa ao grau de concordância ou não dos estudantes participantes com as hipóteses estabelecidas por meio do cálculo do Ranking Médio (RM) com os estudantes do ensino médio da Colégio Universitária da UFMA (COLUN). Por fim, é importante ressaltar que foi identificado que a intenção empreendedora é um conjunto de fatores internos e externos aos indivíduos, porém a educação técnica tem uma importante contribuição para tornar os jovens mais preparados para o mercado, seja como profissional ou como empreendedor.
Descrição: This article has as its starting point a research initially developed in Portugal, which sought to understand the increasing number of incentive programs for entrepreneurial activities. Therefore, to understand in the Brazilian context, the growing incentive to entrepreneurial activity and the need to create new jobs, we seek to understand if technical education in high school collaborates with the entrepreneurial intention of young people. For this, a five-point Likert questionnaire was applied, aiming to verify the degree of agreement or not of the participating students with the hypotheses established by calculating the Average Ranking (RM) with the students of the high school of the University College of UFMA (COLUN). Finally, it is important to note that it was identified that entrepreneurial intention is a set of factors internal and external to individuals, but technical education has an important contribution to make young people better prepared for the market, either as a professional or as an entrepreneur.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3740
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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