Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3745
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRICCI, Giselle Azevedo-
dc.date.accessioned2019-08-27T16:07:42Z-
dc.date.available2019-08-27T16:07:42Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3745-
dc.descriptionThe use of social media by professionals from various sectors is increasingly common, both due to the facilities that these digital spaces allow and the increased competitiveness between organizations. This research analyzes the perception of individual microentrepreneurs regarding the contribution to productivity that may be the result of using the Instagram social network. In this sense, we sought to profile the characteristics inherent to these professionals, based on Complementary Law No. 128 of December 19, 2008, presenting some definitions and applications on social media focusing on Instagram and also, some conceptual approaches on productivity. . The methodology consisted of a descriptive bibliographic research with a qualitative approach. The data collection procedure was performed through a questionnaire sent to a sample from the city of São Luís do Maranhão, selected by the non-probabilistic accessibility criterion. The results allowed us to understand the socioeconomic profile of the sample chosen, how they use Instagram and how they perceive the productivity relationship with social media. The research also allowed us to infer that most respondents believe that the Instagram social network can contribute to increased productivity and that this contribution occurs in several ways.pt_BR
dc.description.abstractO uso das mídias sociais por profissionais de diversos setores é cada vez mais habitual, tanto em função das facilidades que esses espaços digitais permitem quanto do aumento da competitividade entre organizações. Nesta pesquisa, analisa-se a percepção dos microempreendedores individuais em relação a contribuição na produtividade que pode ser resultado da utilização da rede social Instagram. Nesse sentido, buscou-se traçar um perfil das características inerentes a esses profissionais, baseado na Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008, apresentando algumas definições e aplicações sobre mídias sociais com enfoque no Instagram e ainda, algumas abordagens conceituais sobre produtividade. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica descritiva, de abordagem qualitativa. O procedimento de coleta de dados se deu através de questionário, enviado para uma amostra, da cidade de São Luís do Maranhão, selecionada pelo critério de acessibilidade do tipo não-probabilístico. Os resultados permitiram compreender o perfil socioeconômico da amostra escolhida, como usam o Instagram e como percebem a relação de produtividade com as mídias sociais. A pesquisa ainda permitiu inferir que a maior parte dos pesquisados acredita que a rede social Instagram pode contribuir para aumento da produtividade e que essa contribuição ocorre de diversas maneiras.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectMEIpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectProductivitypt_BR
dc.subjectMEIpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleA contribuição do Instagram para pequenos negócios em São Luís do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of Instagram for small businesses in São Luís do Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISELLERICCI.pdfTrabalho de Conclusão de Curso320,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.