Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3753
Título: Jogo de tabuleiro genético como estratégia de ensino
Título(s) alternativo(s): Genetic board game as a teaching strategy
Autor(es): ALVES, Thays Cristina Ribeiro
Palavras-chave: Jogos didáticos
Educação
Genética
Didactic games
Education
Genetics
Data do documento: 3-Fev-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho trata-se da criação de um jogo de tabuleiro genético para ser utilizado como ferramenta de ensino com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Este jogo é uma proposta pedagógica que visa auxiliar os professores em sala de aula, facilitando a aquisição do conhecimento de maneira interativa e dinâmica pelos alunos. O jogo Tabuleiro Genético é constituído de um tabuleiro no modelo da dupla-hélice com as bases nitrogenadas, confeccionado a partir de materiais alternativos e 24 cartas contendo perguntas e respostas. Para a aplicação e validação do jogo, foi utilizada uma turma do terceiro ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Renê Bayma (Codó-MA). A turma foi dividida em duas equipes, cada uma com seu líder e as cartas ficaram na mão do aplicador, este escolheu uma pergunta e uma equipe para dar início a jogada. Quando a equipe acertava a resposta, avança a casas no tabuleiro; e quando errava, havia punição conforme a lista de penalidades. A equipe que primeiro chegou à saída do tabuleiro genético, foi vencedora da partida. Ao final, os alunos avaliaram o jogo por meio da resolução de um questionário aplicado em sala. Os resultados foram satisfatórios, e verificou-se que esta metodologia tem alta relevância para a educação e facilita o processo ensino-aprendizagem, como também, à fixação de conceitos que são importantes para o entendimento de vários mecanismos estudados na área de Genética.
Descrição: ABSTRACT The present work is about the creation of a genetic board game to be used as a teaching tool with students of the third year of high school. This game is a pedagogical proposal to assist teachers in the classroom, facilitating the acquisition of knowledge in an interactive and dynamic way by the students. The game Genetic Board consists of a board on the model of the double helix with the nitrogenous bases, made from alternative materials and 24 letters containing questions and answers. For the implementation and validation of the game, a group of third year of high school René Education Center Bayma (Codo-MA) was used. The class was divided into two teams, each with its own leader and the cards were on hand applicator, he chose a question and a team to begin play. When the team correctly answered at response advances the squares on the board; and when made a mistake, there was punishment as the penalty list. The team that first reached the exit of the genetic board, was the winner of the match. At the end, students rated the game by solving a questionnaire used in the classroom. The results were satisfactory, and it was found that this method has high relevance for education and facilitates the teaching-learning process, but also the fixing of concepts that are important for understanding various mechanisms studied in Genetics.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3753
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaysAlves.pdfTrabalho de Conclusão de Curso898,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.