Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3754
Título: O problema da evasão e retenção no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais - Biologia da UFMA/CampusVII
Título(s) alternativo(s): The problem of dropout and retention in the Interdisciplinary Natural Sciences Degree - UFMA / CampusVII
Autor(es): SILVA, Rozana Sousa
Palavras-chave: Ensino superior licenciaturas alunos evadidos e alunos retidos
Higher education undergraduate degrees evaded students and retained students
Data do documento: 1-Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A permanência do aluno no ensino superior até a sua conclusão e diplomação é cada vez mais difíceis estudos prévios têm buscado uma forma de entender e diagnosticar a evasão dos alunos no ensino superior. No Brasil a maioria dos estudos ligados à evasão está voltada para a educação básica, sendo ainda escassos e pouco detalhados os trabalhos sobre essa abordagem no ensino superior. Diante disso, este trabalho objetivou diagnosticar os possíveis motivos da evasão e retenção no curso Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais - Biologia da Universidade Federal do Maranhão/Campus VII. O referido estudo foi realizado por meio de questionários aplicado aos alunos que se encontram na situação de Evadidos e/ou Retidos. Cabe ressaltar que os envolvidos são alunos que ingressaram na universidade nos anos de 2010, 2011 e 2012. Nos questionários supracitados os alunos responderam algumas questões sobre os possíveis motivos que os levaram à evasão, bem como, a retenção no curso. Ao analisar as respostas dos questionários, foi possível fazer algumas inferências a respeito dos principais motivos que podem ter levado os alunos a evasão e retenção. Portanto, este estudo contribui apresentando dados que podem ser utilizados pela instituição para formular uma base de dados, de modo que possa ser compreendido o fenômeno da evasão e retenção no Campus
Descrição: ABSTRACT The student's stay in higher education until its completion and graduation is increasingly difficult, previous studies have sought a way to understand and diagnose students' failure in higher education. In Brazil, most of the studies related to evasion are focused on basic education, and works on this approach in higher education is still scarce. In view of this, this study aimed to diagnose the possible reasons for evasion and retention in the Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais – Biologia course of Universidade Federal do Maranhão/Campus VII. This study was carried out by means of questionnaires applied to students who are in the situation of evasion and / or retained. It should be noted that those involved are students who entered the university in the years 2010, 2011 and 2012. In the questionnaires, the students answered some questions about the possible reasons that led them to abandon or stay retained in the course. When analyzing the answers to the questionnaires, it was possible to make some inferences about the main reasons that may have led the students to avoidance and retention. Therefore, this study contributes data that can be used by the institution to formulate a database, so that the phenomenon of evasion and retention on Campus can be understood.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3754
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RozanaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso520,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.