Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3756
Título: O desencantamento de aprender um novo idioma a partir do ponto de vista do estudante
Título(s) alternativo(s): The disenchantment of learning a new language from the point student's view
Autor(es): MACÊDO JUNIOR, Hubert Lima de
Palavras-chave: Análise do comportamento
Desencantamento em aprender
Ensino de língua estrangeira
Psicologia escolar
Behavior analysis
Disenchantment in learning
Foreign languege teaching
School psychology
Data do documento: 27-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever alguns fatores que, do ponto de vista dos alunos, levam ao desencantamento em aprender o Inglês. É sabido que a língua mais utilizada para a comunicação em todo o mundo é a inglesa, isto posto, o fato de se estudar este idioma para alcançar a fluência é de grande importância. Uma vez que o ensino da língua nas escolas brasileiras não conduz o aluno a fluência, cada vez mais pessoas procuram cursos especializados para aprende-la. Porém o que se observa empiricamente por todo o país é a grande quantidade de pessoas que inicia o curso e o abandona antes de completa-lo. A pesquisa foi conduzida com alunos de uma escola de idiomas, da cidade de São Luís- Maranhão. Foram convidados para participarem da pesquisa, 11 alunos, de ambos os sexos, de níveis entre básico, intermediário e avançado, com idades entre 18 e 69 anos. Foi utilizado um questionário semiestruturado, contendo 10 questões semiabertas, que foi enviado por email para os participantes e reenviados respondidos para o pesquisador. Analisando os dados coletados. Observa-se que os participantes de modo geral podem ser considerados motivados no estudo da língua. Ainda assim os mesmos sinalizam a existência do desencantamento. A discussão dos resultados aponta para o papel fundamental do educador enquanto organizador de contingências, tornando o ambiente de sala de aula cada vez mais reforçador para o estudo da língua. Outros estudos são sugeridos a fim de complementar esta pesquisa. Somente investigando a fundo as necessidades dos estudantes deste país, pode-se propor uma revisão das políticas públicas de educação no que tange o ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil, em especial o Inglês.
Descrição: This paper aims to describe some factors that lead students to demotivation in learning English. It is known that English is the most used language for communication in the world. Therefore, the fact of studying this language in order to gain fluency is of the utmost importance. Since the teaching of languages in Brazilian schools do not lead the student to fluency, the number of people enrolled in Language Schools has increased. Although the great numbers of enrolled students, many quit it before concluding it. This research was conducted with students from an English School located in the city of São Luís in the state of Maranhão. The research comprised 11 students, between male and female, ranged from basic to advanced levels, with group age between 18 to 69 years old. A semi-structured questionnaire with ten semi-open question was elaborated and sent to the participating recipients via e-mail and replied back later on. After analyzing the answers, it was observed one can noticed that all the subjects involved in the research were motivated to study the targeted language despite the fact of demonstrating the existence of demotivation. It makes us one to consider that the main role of the educator as a manager of contingences is to transform the classroom environment into a reinforcing one to the study of a foreign language. Further studies are suggested in order to complement this research. Only by investigating Brazilian students’ needs, one may propose that the public policies concerned to education in teaching of foreign languages in Brazil should be revised.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3756
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga

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