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Título: A percepção de qualidade dos usuários de telefonia móvel: um estudo com alunos do curso de administração da UFMA.
Título(s) alternativo(s): The perception of quality of mobile phone users: a study of UFMA business students.
Autor(es): PONTES, Fernanda Dias
Palavras-chave: Marketing de serviço
Qualidade de serviço
Servperf
Marketing service
Service quality
Servperf
Data do documento: 2-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade percebida dos consumidores dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel. Para isso, buscou-se conceituar o que é marketing de serviços, abordar sobre a qualidade de serviços, definir sobre a escala SERVPERF e descrever sobre telefonia móvel. Para obtenção do objetivo foi realizada uma pesquisa com levantamento de dados, descritiva e quantitativa com aplicação de questionário com perguntas fechadas. Foram 112 questionários com respostas válidas de consumidores do serviço de telefonia móvel. O questionário foi aplicado presencialmente com abordagem presencial. Os dados foram analisados por meio do programa Excel. Foram analisadas também as perguntas avaliadas pela escala SERVPERF para medir a qualidade percebida pelos usuários. Percebeu-se que mediante a analise dos resultados obtidos, a maioria dos indicadores da qualidade receberam média 3 em seu resultado, foi possível analisar que mediante aos resultados que a dimensão da confiabilidade obteve menor índice de qualidade percebida com menor média em relação às outras dimensões da qualidade, observou-se que os aspectos tangíveis obtiveram maior qualidade percebida pelos entrevistados sendo assim a única dimensão a conter um indicador de média 4 em sua mensuração de valores. Levando assim as operadoras de telefonia móvel a implantarem novas estratégias para que este índice de qualidade percebida pelo cliente venha a crescer.
Descrição: Abstract This study aims to evaluate the quality of the provision of services provided by mobile operators. For this, we seek to conceptualize the marketing of services, to approach about a quality of services, to define on the SERVPERF scale, and to check on mobile telephony. The research was carried out with data collection, descriptive and quantitative with the application of the questionnaire of closed questions. There were 112 valid food questionnaires from customers of the mobile service. The questionnaire was applied face-to-face to the face-to-face approach. The data were investigated through the Excel program. We also analyzed the questions evaluated by the SERVPERF scale to measure the quality perceived by the users. It was noticed that through the analysis of the results obtained, most of the quality indicators received an average of 3 in their result, it was possible to analyze the results of a measure received by a smaller number of times. of the quality, it should be noted that the tangible dimensions obtained higher quality perceived by the interviewees and thus a unique dimension to an average indicator 4 in their measurement of values. Thus leading mobile operators to implement new strategies so that this quality index is perceived by the customer to grow.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3763
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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