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dc.contributor.authorGÓES, Mateus Andrade de-
dc.date.accessioned2019-09-13T13:19:43Z-
dc.date.available2019-09-13T13:19:43Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3768-
dc.descriptionEmotional intelligence studies are steadily growing and companies are looking for employees who can cope with market pressure today. Startups, for example, are looking for continuous innovation in a constantly changing market. So both managers and employees need to develop emotional control to cope with market pressure and the frustrations that can occur. This emotional control is related to the development of Emotional Intelligence. In the past, intellectual intelligence was regarded as the main means of identifying whether or not an individual was intelligent. Therefore, Daniel Goleman (1995) resumes the discussion by presenting emotional intelligence as a success factor, without discarding the intellectual quotient. Emotional intelligence is divided into five skills: self-awareness, dealing with emotions, self-motivation, empathy, and relationship. This article aims to inform the reader about the importance of emotional intelligence through a study to identify whether or not there is the influence of emotional intelligence from the perception of managers and employees of startups who participate in innovation environments. The research, descriptive in nature, was conducted with 10 (ten) startups through a questionnaire to analyze the degree of development of emotional intelligence and identify the importance of I.E. in the environment in which they operate. The study results show that managers have a good level of emotional intelligence in relation to employees. Personal skills (self-awareness, dealing with emotions and self-motivation) were lower than social skills (empathy and relationship). This demonstrates that both managers and employees need to develop more self-awareness and emotional control, key points for the development of emotional intelligence. Social skills, with the highest averages, show that they can handle their feelings, work well as a team, and look for ways to make the organizational climate pleasant for everyone.pt_BR
dc.description.abstractOs estudos sobre inteligência emocional têm crescido constantemente e as empresas buscam hoje por funcionários que saibam lidar com a pressão do mercado. As startups, por exemplo, buscam por inovação contínua em um mercado que se transforma constantemente. Então é necessário que tantos gestores como colaboradores desenvolvam o controle emocional para saber lidar com a pressão do mercado e com as frustrações que podem ocorrer. Esse controle emocional está relacionado ao desenvolvimento da Inteligência Emocional. Antes a Inteligência intelectual era considerada como o principal meio de identificar se um indivíduo era ou não inteligente. Por isso, Daniel Goleman (1995) retoma a discussão ao apresentar a inteligência emocional como fator de sucesso, sem descartar o quociente intelectual. A inteligência emocional se divide em cinco aptidões: autoconsciência, lidar com as emoções, automotivação, empatia e relacionamento. Esse artigo visa informar o leitor sobre a importância da inteligência emocional através de um estudo para identificar se há ou não a influência da inteligência emocional a partir da percepção dos gestores e colaboradores das startups que participam de ambientes de inovação. A pesquisa, de natureza descritiva, foi realizada com 10 (dez) startups através de um questionário para analisar o grau de desenvolvimento da inteligência emocional e identificar a importância da I.E. no ambiente em que estão inseridas. Os resultados do estudo demonstram que os gestores possuem um bom nível de inteligência emocional em relação aos colaboradores. As aptidões pessoais (autoconsciência, lidar com as emoções e automotivação) apresentaram médias menores em relação as aptidões sociais (empatia e relacionamento). Isso demonstra que tantos gestores como colaboradores precisam desenvolver mais o autoconhecimento e o controle emocional, pontos principais para o desenvolvimento da inteligência emocional. As aptidões sociais, com as maiores médias, demonstram que eles sabem lidar com os sentimentos do próximo, trabalham bem em equipe e procuram por formas de deixar o clima organizacional agradável para todos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectAptidõespt_BR
dc.subjectEmotional intelligencept_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.titleA influência da inteligência emocional no contexto de inovação: um estudo de caso nas startups maranhensespt_BR
dc.title.alternativeThe influence of emotional intelligence in the context of innovation: a case study in maranhenses startupspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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