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dc.contributor.authorCOSTA, Luanda Carolina de Sousa-
dc.date.accessioned2019-09-13T14:00:44Z-
dc.date.available2019-09-13T14:00:44Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3770-
dc.descriptionABSTRACT The present study aims to analyze the management practices of an organization of creative economy in the state of Maranhão, observing its organizational aspects, form of organization and work, productive process and potentialities for cultural entrepreneurship. As an ethnographic approach, the specific case of Bumba Meu Boi de Maracanã, a notoriety group and a wide knowledge of popular culture, was studied. For this purpose, interviews were conducted with key players and managers as well as follow-up for observation, held at the group's headquarters and at events to which it participated and performed. Thus, aspects such as valorization of people and production by teams, dependence relationship with the State and embryonic interest by cultural entrepreneurship with a view to financial sustainability were identified in the Boi de Maracanã. The results of the research point to future studies on the analysis and applicability of public policies in the cultural and creative economy of Maranhão state, justified by cultural diversity and economic dynamism, as a result of major events such as São João.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo a análise das práticas de gestão de uma organização de economia criativa do estado do Maranhão, observando seus aspectos organizacionais, forma de organização e trabalho, processo produtivo e potencialidades para o empreendedorismo cultural. Como abordagem etnográfica, foi estudado o caso específico do Bumba meu boi de Maracanã, grupo de notoriedade e amplo saber da cultura popular. Com esta finalidade, foram realizadas entrevistas com brincantes e principais gestores como também acompanhamento para observação, realizados na sede do grupo e em eventos aos quais participou e realizou. Assim, foram identificados no Boi de Maracanã aspectos como valorização de pessoas e produção por equipes, relação de dependência com o Estado e interesse embrionário pelo empreendedorismo cultural com vistas a sustentabilidade financeira. Os resultados da pesquisa apontam para futuros estudos de análise e aplicabilidade de políticas públicas no âmbito cultural e de economia criativa do estado do Maranhão justificados pela diversidade cultural e dinamização econômica, resultado de grandes eventos como o São João.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectBoi de Maracanãpt_BR
dc.subjectCreative economypt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectBoi de Maracanãpt_BR
dc.titleGestão de uma organização de economia criativa: um estudo de caso sobre o Boi de Maracanãpt_BR
dc.title.alternativeManaging a Creative Economy Organization: a case study on the Maracanã Oxpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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