Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3770
Título: Gestão de uma organização de economia criativa: um estudo de caso sobre o Boi de Maracanã
Título(s) alternativo(s): Managing a Creative Economy Organization: a case study on the Maracanã Ox
Autor(es): COSTA, Luanda Carolina de Sousa
Palavras-chave: Economia criativa
Gestão
Boi de Maracanã
Creative economy
Management
Boi de Maracanã
Data do documento: 3-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente estudo tem por objetivo a análise das práticas de gestão de uma organização de economia criativa do estado do Maranhão, observando seus aspectos organizacionais, forma de organização e trabalho, processo produtivo e potencialidades para o empreendedorismo cultural. Como abordagem etnográfica, foi estudado o caso específico do Bumba meu boi de Maracanã, grupo de notoriedade e amplo saber da cultura popular. Com esta finalidade, foram realizadas entrevistas com brincantes e principais gestores como também acompanhamento para observação, realizados na sede do grupo e em eventos aos quais participou e realizou. Assim, foram identificados no Boi de Maracanã aspectos como valorização de pessoas e produção por equipes, relação de dependência com o Estado e interesse embrionário pelo empreendedorismo cultural com vistas a sustentabilidade financeira. Os resultados da pesquisa apontam para futuros estudos de análise e aplicabilidade de políticas públicas no âmbito cultural e de economia criativa do estado do Maranhão justificados pela diversidade cultural e dinamização econômica, resultado de grandes eventos como o São João.
Descrição: ABSTRACT The present study aims to analyze the management practices of an organization of creative economy in the state of Maranhão, observing its organizational aspects, form of organization and work, productive process and potentialities for cultural entrepreneurship. As an ethnographic approach, the specific case of Bumba Meu Boi de Maracanã, a notoriety group and a wide knowledge of popular culture, was studied. For this purpose, interviews were conducted with key players and managers as well as follow-up for observation, held at the group's headquarters and at events to which it participated and performed. Thus, aspects such as valorization of people and production by teams, dependence relationship with the State and embryonic interest by cultural entrepreneurship with a view to financial sustainability were identified in the Boi de Maracanã. The results of the research point to future studies on the analysis and applicability of public policies in the cultural and creative economy of Maranhão state, justified by cultural diversity and economic dynamism, as a result of major events such as São João.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3770
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuandaCosta.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.