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dc.contributor.authorMARTINS, Emilly Pereira-
dc.date.accessioned2019-09-13T14:58:19Z-
dc.date.available2019-09-13T14:58:19Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3775-
dc.descriptionABSTRACT With the accomplishment of this study it was possible to identify the perceptions of the students of the Business Administration of the Federal University of Maranhão (UFMA) on the competences professionals of the fourth industrial revolution through the following indicators: degree of relevance, priority level and self-perception. The method used to carry out the imprint study The exploratory approach used bibliographic research and field research with a sample of 120 students, the data were collected through a questionnaire and analyzed using the statistics descriptive. The results pointed to “Communication” as an extremely relevant competence. and “Physical Strength” as not very relevant. The “Continuous Learning / Lifelong Learning” competency has been given a higher priority level and is therefore a competence that students should have and “Expertise in manufacturing activities and processes” priority level by classifying it as a competency they could have. "Cooperation", “Concern for others”, “Initiative”, “Social Perception” and “Social Orientation” are the five competences in which students recognized themselves as capable. On the other hand, they recognized less skilled in “Programming”, “Technology Design”, “Systems Evaluation”, “Analysis Systems ”and“ Quantitative Skills ”pt_BR
dc.description.abstractCom a realização deste estudo foi possível identificar as percepções dos alunos do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre as competências necessárias aos profissionais da quarta revolução industrial, por meio dos indicadores: grau de relevância, nível de prioridade e autopercepção. O método utilizado para a efetivação do estudo de cunho exploratório recorreu à realização de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo com uma amostra de 120 alunos, os dados foram coletados através de questionário e analisados com o uso da estatística descritiva. Os resultados apontaram a “Comunicação” como uma competência extremamente relevante e “Força Física” como não muito relevante. A competência “Aprendizado Contínuo/Aprendizado ao longo da vida” foi atribuída com maior nível de prioridade, sendo, portanto, uma competência que os alunos devem ter e “Conhecimento especializado em atividades e processos de manufatura”, menor nível de prioridade, classificando-a como uma competência que eles poderiam ter. “Cooperação”, “Preocupação com os outros”, “Iniciativa”, “Percepção Social” e “Orientação Social” são as cinco competências em que os alunos mais se reconheceram como capacitados. Por outro lado, reconheceramse menos capacitados em “Programação”, “Design de Tecnologia”, “Avaliação de Sistemas”, “Análise de Sistemas” e “Habilidades Quantitativas”pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectProfissionais 4.0pt_BR
dc.subjectQuarta revolução industrialpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectProfessionals 4.0pt_BR
dc.subjectFourth industrial revolutionpt_BR
dc.titleCompetências dos profissionais da indústria 4.0: percepcao dos alunos do curso de Administracao da Universidade Federal do Maranhaopt_BR
dc.title.alternativeIndustry Professional Skills 4.0: Student Perception of Business Administration at Federal University of Maranhaopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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