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dc.contributor.authorSOUZA, Erika Dhessy de Lima da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-13T15:37:17Z-
dc.date.available2019-09-13T15:37:17Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3777-
dc.descriptionABSTRACT Social Cause Marketing (MCS) is a strategic marketing and positioning tool that has been gaining ground in the business environment due to the growing concern of consumers with social and environmental issues. Companies started to use MCS in order to add value to the brand, to become more competitive in the market, and to attract and satisfy customers. This research has the main objective to understand the use of Social Cause Marketing in a company in São Luís do Maranhão. The concepts used address issues such as Corporate Social Responsibility, Social Marketing and Social Cause Marketing. The methodology used was an exploratory study, through a case study with the Maranhão company Terra Zoo in order to know and understand the actions and marketing strategies of Social Cause and how these have been developed and disseminated. The data were collected through a semi-structured interview with the company's marketing analyst and the data analysis was done through a qualitative approach through Bardin's Content Analysis (2011). The results showed that the company studied uses Social Cause Marketing as a strategy tool for brand positioning with the objective of adding benefits to the company and the animal cause and that the company recognizes the MCS as a competitive advantage by making the external public recognize and make the company-cause connection in a positive way, although it has not yet conducted customer-perception surveys and has no information regarding the attitude of purchase from the company.pt_BR
dc.description.abstractO Marketing de Causa Social (MCS) é uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que vem ganhando espaço no ambiente empresarial devido a crescente preocupação dos consumidores com as questões socioambientais. As empresas passaram a utilizar o MCS com o objetivo de agregar valores à marca, de se tornarem mais competitivas perante o mercado e de atrair e satisfazer os clientes. Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a utilização do Marketing de Causa Social em uma empresa em São Luís do Maranhão. Os conceitos utilizados abordam temas como a Responsabilidade Social Empresarial, Marketing Social e Marketing de Causa Social. A metodologia utilizada foi um estudo exploratório, por meio de um estudo de caso com a empresa maranhense Terra Zoo a fim de conhecer e compreender as ações e estratégias de Marketing de Causa Social e como essas vêm sendo desenvolvidas e divulgadas. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com analista de marketing da empresa e a análise dos dados foi feita através de abordagem qualitativa por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados encontrados demonstraram que a empresa estudada utiliza o Marketing de Causa Social como uma ferramenta estratégia de posicionamento de marca com objetivo de agregar benefícios à empresa e à causa animal e que a empresa reconhece o MCS como vantagem competitiva fazendo com que o público externo reconheça e faça a ligação empresa-causa de maneira positiva, apesar de ainda não ter realizado pesquisas de percepção com o cliente e de não possuir informações em relação à atitude de compra perante a empresa.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectFerramenta estratégicapt_BR
dc.subjectSocial cause marketingpt_BR
dc.subjectCorporate social responsibilitypt_BR
dc.subjectSocial marketingpt_BR
dc.subjectStrategic toolpt_BR
dc.titleMarketing de causa social: um estudo de caso na empresa Terra Zoopt_BR
dc.title.alternativeSocial cause marketing: a case study at Terra Zoopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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