Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Eduardo de Jesus Furtado-
dc.date.accessioned2019-09-16T18:18:20Z-
dc.date.available2019-09-16T18:18:20Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3789-
dc.descriptionABSTRACT This work has the objective of presenting analysis and systematized information about the development and importance of Retail for the Brazilian and Maranese economy in the period from 2010 to 2017. The work in this direction is fundamentally concerned with obtaining, first, a better understanding of the economic history of retailing in Brazil from colonization, through the main cycles of performance of the sector, within the economic and social formation of the country, to its consolidation within the capitalist economy in the post-economic crisis of 2008. Emphasizing the real characteristics and conditions of growth of retail. The work is based on research source the development of retail in Brazil and Maranhão. For a better analysis of the development of retail, a brief introduction will be made in this work, going on to discuss the various definitions of retail, seeking to develop a sketch about the concept of what is a retail market. Subsequently, the history of the sector will be observed in the economic formation of the country, with emphasis on its dynamics, expansion, variables and representativeness in the economy of Brazil and Maranhão. With data on the performance of the sector in the economy and how the evolution and use of credit was fundamental for the consolidation of retail as one of the sectors of greatest expression for the formation of GDP and maintenance of the economic dynamics of Brazil and Maranhão in the period of 2010 to 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar análise e informações sistematizadas sobre o desenvolvimento e importância do varejo para a economia brasileira e maranhense, no período de 2010 a 2017. Neste sentido, a pesquisa tem preocupação fundamental em obter, primeiramente, um melhor entendimento sobre a história econômica do varejo no Brasil desde a colonização, passando pelos principais ciclos de desempenho do setor, dentro da formação econômica e social do país, até a sua consolidação dentro da economia capitalista no período pós-crise econômica de 2008. Enfatiza-se as características e condições reais de crescimento do varejo. O trabalho tem como base de pesquisas o desenvolvimento do varejo no Brasil e no Maranhão. Para uma melhor análise sobre o desenvolvimento do varejo, será feita uma sucinta introdução, passando para discussão sobre as várias definições do varejo, buscando desenvolver um esboço sobre o conceito do que é o mercado varejista. Posteriormente, será observado a história do setor na formação econômica do país, com ênfase na sua dinâmica, expansão, variáveis e representatividade na economia do Brasil e do Maranhão. Com dados sobre a atuação do setor na economia e como a evolução e utilização do crédito foi fundamental para a consolidação do varejo como um dos setores de maior expressão para a formação do Produto Interno Bruto e a manutenção da dinâmica econômica do Brasil e do Maranhão no período de 2010 a 2017.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.titleDesempenho do varejo no Brasil e Maranhão – 2010-2017pt_BR
dc.title.alternativeRetail Performance in Brazil and Maranhão – 2010-2017pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Econômicas do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO-FERREIRA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso546,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.