Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MOREIRA, Paulo Cesar França | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-16T19:58:30Z | - |
dc.date.available | 2019-09-16T19:58:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3799 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work had the objective of carrying out an investigation about the development of the activity of driver of Uber in the Maranhão capital. For that, applied research was used with the drivers acting in the city from January to March 2019. Before, however, a conceptual revision of the aspects related to work, informal work and precarization of labor in the context of capitalism is undertaken. A presentation was also made of the appearance, evolution, characteristics and performance of Uber Technologies Inc .. In the results of the work it was possible to observe that the drivers of the Uber application in the Maranhão capital can obtain income of more than two minimum wages; who started the activity in a majority way due to needs; and that they have, in the majority, level of education above the full average, and their present condition is not due to a low level of education and / or qualification. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo realizar uma investigação acerca do desenvolvimento da atividade de motorista de Uber na capital maranhense. Para tanto, utilizou-se de pesquisa aplicada junto aos motoristas atuantes na cidade no período de janeiro à março de 2019. Antes, porém, empreende-se uma revisão conceitual dos aspectos relativos ao trabalho, trabalho informal e precarização do trabalho no contexto do capitalismo. Empreendeu-se ainda uma apresentação do surgimento, evolução, características e atuação da Uber Technologies Inc.. Nos resultados do trabalho foi possível observar que os motoristas do aplicativo Uber na capital maranhense conseguem obter rendimentos superiores a dois salários mínimos; que iniciaram a atividade de forma majoritária por necessidades; e que possuem, majoritariamente, nível de educação acima do médio completo, não sendo a sua condição atual resultante de baixo nível educacional e/ou de qualificação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Informal | pt_BR |
dc.subject | Uber | pt_BR |
dc.subject | São Luís | pt_BR |
dc.subject | Motoristas | pt_BR |
dc.subject | Job | pt_BR |
dc.subject | Informal work | pt_BR |
dc.subject | Uber | pt_BR |
dc.subject | Drivers | pt_BR |
dc.title | Trabalho informal: uma avaliação dos desdobramentos do Uber na renda das famílias dos motoristas de aplicativo em São Luís – Ma de janeiro à março de 2019 | pt_BR |
dc.title.alternative | Informal work: an assessment of Uber developments in household income of application drivers in São Luís - Ma from January to March 2019 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Econômicas do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULO-MOREIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 326,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.