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http://hdl.handle.net/123456789/3808
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | ARAÚJO, Adriano Leandro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T12:13:25Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T12:13:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3808 | - |
dc.description | ABSTRACT The present work seeks to present rigid paving as an alternative to be used in bus corridors created in the city of São Luís. For this, the history of paving in Brazil and in the world was outlined; types of paving; the criteria for choosing materials for the different types of paving; the forms of sizing for flexible and rigid pavements; presentation of important works that chose rigid paving in Brazil, avenues in São Luís that show a lot of deterioration and a performance and cost benefit analysis between rigid and flexible pavements. The methodology used was characterized as a bibliographic research, with a qualitative approach. The qualitative information is based on surveys of large rigid paving works in Brazil, where the choice of some was due to being very old and still in use without major maintenance and other more modern works of bus corridors (BRT) in Brazil that even being inaugurated for more than a decade are maintaining optimum conservation and rolling conditions. It was concluded that due to the enormous expenses with maintenance of the roads that present problems in its paving, due to excess weight, high temperatures and braking, it is very important for managers to reassess the ideal type of paving for certain roads, besides to evaluate the performance of the large bus corridors (BRT) in Brazil that used rigid paving, replacing the old flexible pavements that were deteriorated and applied in the large exclusive bus lanes created in São Luís, which have the same BRT traffic characteristics. After analyzing the various aspects presented in this work, it can be concluded that in the integration terminals and in their access routes, rigid paving would be better suited to these specific locations, as well as in bus stops outside the terminals and exclusive bus lanes . These deformations and deteriorations in the roads cause great inconvenience to the large population that uses this service. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura apresentar a pavimentação rígida como alternativa a ser utilizada nos corredores de ônibus criados na cidade de São Luís. Para tanto delineou-se sobre o histórico da pavimentação no Brasil e no mundo; os tipos de pavimentação; os critérios de escolha dos materiais para os diferentes tipos de pavimentação; as formas de dimensionamento para os pavimentos flexíveis e rígido; apresentação de importantes obras que escolheram a pavimentação rígida no Brasil, avenidas em São Luís que apresentam muita deterioração e uma análise de desempenho e custo benefício entre os pavimentos rígidos e flexíveis. A metodologia utilizada caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. As informações qualitativas estão embasadas em levantamentos de grandes obras de pavimentação rígida no Brasil, nas quais a escolha de algumas se deu por serem bem antigas e ainda estarem em uso sem grandes manutenções e outras obras mais modernas de corredores de ônibus (BRT) no Brasil que mesmo sendo inauguradas há mais de uma década estão mantendo ótima conservação e condições de rolamento. Chegou-se à conclusão que devido aos enormes gastos com manutenção das vias que apresentam problemas na sua pavimentação, decorrente de excesso de peso, altas temperaturas e frenagens é de suma importância para os gestores reavaliar o tipo ideal de pavimentação para determinadas vias, além de avaliar o desempenho dos grandes corredores de ônibus (BRT) no Brasil que utilizaram pavimentação rígida, substituindo os antigos pavimentos flexíveis que se encontravam deteriorados e aplicar nas grandes faixas exclusivas de ônibus criadas em São Luís, que possuem as mesmas características de tráfego do BRT. Após analisados os vários aspectos apresentados neste trabalho, pode-se concluir que nos terminais de integração e em suas vias de acesso, a pavimentação rígida seria mais indicada para esses locais específicos, assim como nas paradas de ônibus fora dos terminais e faixas exclusivas de ônibus. Essas deformações e deteriorações nas vias causam grandes transtornos para a grande população que usa esse serviço. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação flexível | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação rígida | pt_BR |
dc.subject | Rodovia | pt_BR |
dc.subject | Concreto | pt_BR |
dc.subject | Flexible paving | pt_BR |
dc.subject | Rigid flooring | pt_BR |
dc.subject | Highways | pt_BR |
dc.subject | Concrete | pt_BR |
dc.title | Pavimentação rígida: uma alternativa para as faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Luís | pt_BR |
dc.title.alternative | Rigid Paving: an alternative to the exclusive bus lanes in the city of São Luís | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Civil do Campus Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AdrianoAraújo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 999,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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