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dc.contributor.authorLOPES, Cristian Emanoel Ericeira-
dc.date.accessioned2019-10-01T11:18:31Z-
dc.date.available2019-10-01T11:18:31Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3824-
dc.descriptionABSTRACT The present project of Contemporary Expressions in Dance aims to present the importance of capoeira music as a historiographic source and also to understand the historical process of construction of the struggle for the valorization of the ethnic-racial identity of the black population in Brazilian society, considering the legacy of the slave process and subsequent structural racism, resulting from it. The objective of this work is to show in a playful way a pedagogical approach to teaching the education of ethnic relations, specifically about the songs used in the capoeira wheels. The work uses references such as REGO (1968), GOMES (2012), and Nascimento, (1978) in addition to Law no. 10,639 (BRAZIL, 2013) and guideline resulting therefrom. This project in the form of a show was designed not only for the conclusion of the course, but as a proposal for intervention, and could be staged in formal and non-formal educational spaces, in order to instigate dialogue on ethnic racial issues, deconstructing some stereotypes and prejudices in these spaces, bringing up themes and important information to understand some issues.pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto de Expressões Contemporâneas em Dança tem como proposta apresentar a importância das músicas de capoeira como fonte historiográfica e também para se compreender o processo histórico de construção da luta por valorização da identidade étnico-racial da população negra na sociedade brasileira, considerando o legado do processo escravista e o posterior racismo estrutural, dele decorrente. O trabalho tem como objetivo mostrar de maneira lúdica uma abordagem pedagógica de ensino da educação das relações étnicorraciais, especificamente acerca a partir de cantigas utilizadas nas rodas de capoeira. O trabalho usa referências como REGO (1968), GOMES (2012), e Nascimento,(1978) além da Lei nº 10.639 (BRASIL, 2013) e diretriz delas decorrentes. Esse projeto em forma de espetáculo foi idealizado não apenas para a conclusão do curso, mas como proposta de intervenção, podendo ser encenado em espaços educativos formais e não-formais, no intuito de instigar o diálogo sobre as questões étnico raciais, desconstruindo alguns estereótipos e preconceitos nesses espaços, trazendo à tona temas e informações importantes para se compreender algumas questões.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducação das relações étnicorraciaispt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducation of ethnicoracial relationships.pt_BR
dc.subjectBlack identitypt_BR
dc.titlePesquisa ancestral: Narrando e navegando através das rotas poéticas da capoeira, a trajetória dos negros no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAncestral research: Narrating and navigating through the poetic routes of capoeira, the trajectory of blacks in Brazilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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