Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3825
Título: Museu afro e a Lei N° 10.639/2003: reflexões acerca dos desafios e das possibilidades do Museu Cafuá das Mercês (Museu do Negro) para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira
Título(s) alternativo(s): Afro Museum and Law No. 10,639 / 2003: reflections on the challenges and possibilities of the Cafuá das Mercês Museum (Black Museum) for teaching African and Afro-Brazilian history and culture
Autor(es): Pinheiro, Cleonice
Palavras-chave: História e cultura africana e afro-brasileira.
Museu e educação
Lei federal nº 10.639/2003
Museu Cafuá das Mercês
African and afro-brazilian history and culture.
Museum and education
Federal law 10,639 / 2003.
Cafuá das Mercês Museum
Data do documento: 3-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resultado da luta da população negra no âmbito educacional, a Lei Federal nº 10.639/2003 determina no seu artigo 26 - A o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Regulamentada pelo Parecer 003/2004, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). Este documento apresenta determinações para a implementação da Legislação como a necessidade de providenciar espaços como os museus e instituições a serviço da sociedade, a exemplo: Museu Cafuá das Mercês, o Museu do Negro. O presente trabalho tem como objetivo compreender como Museu Cafuá das Mercês pode contribuir para o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa do objeto a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e realização de revisão bibliográfica acerca das questões abordadas. Foram respondidos questionários por cinco docentes que atuam no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Museu Cafuá das Mercês é um espaço relevante para o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira. No entanto, precisa de melhorias e de algumas parcerias para realmente se configurar como um espaço relevante para a implementação da Lei nº 10.639/2003. Um espaço museal da comunidade negra e de toda a população maranhense e brasileira que acreditam na educação como um mecanismo para o alcance de uma vida melhor e com mais dignidade.
Descrição: ABSTRACT As a result of the struggle of the black population in education, Federal Law 10.639 / 2003 determines in its article 26 - A the teaching on Afro - Brazilian History and Culture. Regulated by Opinion 003/2004, approved by the National Council of Education, which establishes the Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (2004). Document that presents determinations for the implementation of Legislation, such as the need to provide spaces according to museums. Institutions in the service of society, for example: Museu Cafuá das Mercês, Museu do Negro. The present work aims to understand how Museu Cafuá das Mercês can contribute to the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. Methodology: A qualitative approach of the object of this study from the content analysis (BARDIN, 2011) bibliographic review about the issues addressed. Questionnaires were answered by five professors who work in the Interdisciplinary Degree Course in African and Afro-Brazilian Studies of the Federal University of Maranhão (UFMA). The Cafuá das Mercês Museum is a relevant space for the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. However, it needs improvements and some partnerships to really be configured as a relevant space for the implementation of Law 10.639 / 2003. A museum space of the black community and the entire population of Maranhão and Brazil that believe in education as a mechanism to achieve a better and dignified life.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3825
Aparece nas coleções:TCCs de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

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