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dc.contributor.authorTEIXEIRA, Raullyson Eduardo Leal-
dc.date.accessioned2019-10-01T17:08:01Z-
dc.date.available2019-10-01T17:08:01Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3831-
dc.descriptionABSTRACT This research aims to analyze the living conditions of babaçu coconut breakers from a rural community in Bacabal, Maranhão, which do not work within social movements. We seek to understand the elements that permeate the lives of these women, the main one being coco babassu, the preservation of babassu, a matter of survival for these women and their families. Thus, it is necessary to understand the agrarian issues of the region, as well as the way these women are socially organized. The methodology used in this work consisted primarily of bibliographic research, followed by the construction of a qualitative sample through semi-structured interviews to identify the life trajectory, schooling and memories of these women. As a result, it was found that the babaçu coconut breakers of the Catucá village develop this activity since young, and follow this trajectory as a cycle that goes from generation to generation. Because they start working too early, they stop going to school, so many are able to read. Marriage also occurs early and with the arrival of children, the return to school is impossible. Many women in the village become head of the household, and their income is derived from babassu extraction. They are not politically engaged, but they do not fail to claim for their rights to the collection of babassu coconut. Their struggles are for the ecological conscience, for free access to babassu and the non-felling of palm trees.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar as condições de vida de quebradeiras de coco babaçu de uma comunidade rural de Bacabal, Maranhão, que não atuam dentro dos movimentos sociais. Buscamos compreender os elementos que permeiam as vidas dessas mulheres, sendo que o principal deles é o coco babaçu, a preservação dos babaçuais, uma questão de sobrevivência para essas mulheres e suas famílias. Sendo assim faz-se necessário compreender as questões agrárias da região, assim como também a forma como essas mulheres estão organizadas socialmente. A metodologia utilizada neste trabalho consistiu primeiramente em pesquisa bibliográfica, seguida da construção de uma amostra qualitativa através de entrevistas semiestruturadas para a identificação da trajetória de vida, escolarização e memórias dessas mulheres. Como resultado, constatou-se que as quebradeiras de coco babaçu do povoado Catucá, desenvolvem essa atividade desde jovens, e seguem essa trajetória como um ciclo que passa de geração para geração. Por começarem muito cedo a trabalhar, deixam de frequentar a escola, dessa forma muitas são sabem ler. O casamento também ocorre de forma precoce e com a chegada dos filhos, a retomada para os estudos é impossibilitada. Muitas mulheres do povoado se tornam chefe de família, e tem na extração do babaçu a fonte de renda. Elas não são engajadas politicamente, mas não por isso deixam de reivindicar por seus direitos a coleta do coco babaçu. Suas lutas são pela consciência ecológica, pelo livre acesso aos babaçuais e a não derrubada das palmeiras.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectQuebradeiras de cocopt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectCoconut breakerspt_BR
dc.titleAs quebradeiras de coco babaçu da comunidade de Catucá: vidas atravessadas pelos babaçuaispt_BR
dc.title.alternativeThe babaçu coconut breakers of the Catucá community: lives crossed by babassupt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Bacabal

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