Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3851
Título: O TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE: possibilidades e limites na ação pedagógica.
Título(s) alternativo(s): THE ATTENTION DEFICIT DISORDER WITH HYPERACTIVITY: possibilities and limits in action pedagogical.
Autor(es): PONTES, Márcia Maria
Palavras-chave: Déficit de atenção;Hiperatividade; Aluno
Attention Deficit; Hyperactivity; Student
Data do documento: 11-Mar-2019
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa foi proposta em função da necessidade de estudar TDA/H, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, sua natureza, resultados e causas que possibilitem mudanças na tentativa conectar estratégias com intuito de ajudar o educador em sala de aula. Os métodos de pesquisa utilizados foram o bibliográfico e documental feito por meio do levantamento de dados, extraídos de trabalho de campo e livros. O objetivo do estudo é refletir sobre TDA/H, e seus reflexos no ensino aprendizagem de crianças com esse tipo de transtorno. A pesquisa apresenta estudo de caso descritivo de um aluno do 4º ano dos anos iniciais da Escola Santa Filomena. Com a análise dos dados obtidos através de entrevistas e relatos, foi possível verificar uma constante insegurança por parte dos educadores que participaram da pesquisa, em trabalhar com crianças com esse tipo de transtornos, demonstrando a necessidade de uma qualificação profissional, para que faça com que os educadores se sintam seguros junto ao seu trabalho em sala de aula.
Descrição: The present research was proposed based on the need to study ADHD, Attention Deficit Disorder / Hyperactivity, its nature, results and causes that allow changes in the attempt to connect strategies in order to help the educator in the classroom. The research methods used were the bibliographic and documentary made through the collection of data, extracted from field work and books. The purpose of the study is to reflect on AD / HD, and its reflexes in teaching learning of children with this type of disorder. The research presents a descriptive case study of a student of the 4th year of the initial years of the Santa Filomena School. With the analysis of the data obtained through interviews and reports, it was possible to verify a constant insecurity on the part of the educators who participated in the research, to work with children with this type of disorders, demonstrating the need for a professional qualification, so that educators feel secure with their work in the classroom.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3851
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MárciaMariaPontes.pdf826,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.