Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3852
Título: A MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DE CODÓ-MA: REFLEXÕES E PRÁTICAS.
Título(s) alternativo(s): MUSIC IN THE TEACHING PROCESS-LANGUAGE LEARNING PORTUGUESE IN THE CITY OF CODÓ-MA: REFLECTIONS AND PRACTICES.
Autor(es): MELO, Natali Nartene
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa; Música; Práticas de Ensino
Teaching of Portuguese Language; Music; Teaching Practices
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho investiga a importância da música no processo de ensinoaprendizagem da língua portuguesa como estratégia pedagógica. O objetivo da pesquisa foi refletir a cerca das contribuições da música e analisar como ela pode proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades na língua materna se utilizada corretamente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como embasamento teórico autores como:Travaglia (2009), Antunes (2017), Brito (2003), Loureiro (2003) dentre outros e pesquisa de campo para compreender e propor exemplos práticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem através de novos métodos a serem trabalhados em sala de aula, mostrando sua importância no ensino da língua materna bem como nas demais disciplinas. O estudo considerou as reflexões e pesquisas sobre o ensino de língua portuguesa e da didática que problematizam o ensino e as práticas de ensino. Nesse sentido, o uso da música é uma prática que pode fazer a diferença nas escolas, pois, ela desperta o aluno para um mundo lúdico e prazeroso que facilita a aprendizagem e também a socialização do aluno. A inserção da música na sala de aula implica numa reflexão e renovação da prática e da formação do professor e traz inúmeros proveitos ao aluno e de forma significativa. Os dados da pesquisa mostraram que a maioria dos professores e profissionais reconhecem não ter habilidade para trabalhar com música em sala de aula, além das escolas não terem condições estruturais para proporcionar um ensino com recursos diferenciados.
Descrição: This work investigates the importance of music in the teaching-learning process of the Portuguese language as a pedagogical strategy. The aim of the research was to reflect on the contributions of music and to analyze how it can provide the development of skills and abilities in the mother tongue if used correctly. To do so, a bibliographical research was carried out with theoretical basis such as Travaglia (2009), Antunes (2017), Brito (2003), Loureiro (2003) among others and field research to understand and propose practical examples to facilitate the process of teaching and learning through new methods to be worked in the classroom, showing its importance in teaching the mother tongue as well as in the other disciplines. The study considered the reflections and research on Portuguese language teaching and didactics that problematized teaching and teaching practices. In this sense, the use of music is a practice that can make a difference in schools, because it awakens the student to a playful and enjoyable world that facilitates learning and also the socialization of the student. The insertion of the music in the classroom implies a reflection and renewal of the practice and the formation of the teacher and brings numerous benefits to the student and in a significant way. Research data showed that most teachers and practitioners recognize that they do not have the ability to work with music in the classroom, and schools do not have the structural conditions to provide differentiated learning.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3852
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natali Nartene.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.