Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLUCENA, Railson da Paz-
dc.date.accessioned2019-10-04T15:09:54Z-
dc.date.available2019-10-04T15:09:54Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3853-
dc.descriptionThis task had as a theme to investigate the factors that led to the evasion, re-entry and permanence of the students in the EJA teaching at Unidade Integrada Municipal Governador Archer in the city of Codó-MA.. The research was developed in an exploratory way, involving the teacher and the students of the 1st segment of the modality that corresponds to the 1st to the 5th grade of the initial series in the school and the students of the EJA who answered a questionnaire, pointing out the data collection for identify the reasons that led to the return of these students to EJA. In this way, a bibliographical research was carried out objectifying the foundation and the understanding of the questions shown. For the accomplishment of this work were used as theoretical references Freire (2009), Libâneo (1994) Moura (2003), Gadotti (2005), Soares (1998), Gil (2007), Minayo (1992), Denzin and Lincoln (2006) and others. The research is still classified in qualitative descriptive. The results show that the main reasons for dropping out there are not schools near their homes and needing help in their household chores. About the re-entry and permanence of the students in this modality of teaching we found that the students have the desire to learn to read and write and to continue their studies, although the person who did not attend school as a child, feels the need to acquire a certain knowledge that allows him to overcome these difficulties and in this way the learning that he wishes to acquire to reach his goals generated by his motivations to return to school are increasingly strengthened being at school.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como temática pesquisar os fatores que levaram a evasão, reingresso e permanência dos alunos no ensino da Educação de Jovens e Adultos - EJA na Unidade Integrada Municipal Governador Archer no município de Codó-MA. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória, envolvendo a professora e os alunos do 1° segmento da modalidade que corresponde 1° ao 5° ano das séries inicias na escola e os alunos da EJA, que responderam a um questionário, apontando o levantamento de dados para identificar quais motivo que levaram ao retorno desses alunos a EJA. Desse modo, foi realizada pesquisa bibliográfica buscando a fundamentação e o entendimento das questões levantadas. Para a realização desse trabalho foram utilizados como referenciais teóricos Freire (2009), Libâneo (1994) Moura (2003), Gadotti (2005), Soares (1998), Gil (2007), Minayo (1992), Denzin e Lincoln (2006), dentre outros. A pesquisa é ainda classificada em qualitativa descritiva. Os resultados apontam que os principais motivos para a evasão escolar foram; não ter escola perto de sua casa e necessidade de ajudar nos afazeres domésticos. Sobre o reingresso e permanência dos alunos nessa modalidade de ensino constatamos que os estudantes possuem o desejo de aprender a ler e escrever e continuar os estudos, ainda que o indivíduo que não frequentou a escola quando criança, sente a necessidade de adquirir certo saber que lhe possibilite a superação dessas dificuldades e dessa forma a aprendizagem que ele deseja adquirir para alcançar seus objetivos gerados por suas motivações de retorno à escola são cada vez mais fortalecidos estando na escola.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA); Abandono; Permanênciapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education (EJA); Abandonment; Permanencept_BR
dc.titleEVASÃO, REINGRESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO ENSINO DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS): uma análise na Unidade Integrada Municipal Governador Archer no município de Codó.pt_BR
dc.title.alternativeESCAPE, RE-ENTRY AND STAY OF STUDENTS OF EJA EDUCATION (Youth education, adults): an analysis in the Integrated Municipal unit Governador Archer in Codó.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Railson da Paz Lucena.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.