Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3855
Título: Memória e história da formação de professoras normalistas em Codó/MA
Título(s) alternativo(s): Memory and history of the formation of normalist teachers in Codó / MA
Autor(es): SILVA, Maria Suzana Almeida da
Palavras-chave: Escola normal
Formação de professores
História e memória
Professoras normalistas
History and memory
Teacher training
Normal teachers
Normal School
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho discorre sobre um dos grandes desafios que os estudantes de Codó-MA costumam enfrentar, que é encontrar trabalhos que tenham informações sobre a formação de professores ao longo da história do município. Para tanto, o presente trabalho versa sobre a história e memória da Escola Normal e da formação das professoras normalistas de Codó-MA. Nesse contexto, apresenta-se como objetivo geral conhecer e analisar a história da Escola Normal e da formação de professoras normalistas no município de Codó-MA. Como objetivos específicos, este trabalho busca conhecer a história da formação das professoras normalistas do município; conhecer a história da Escola Normal de Codó; registrar as memórias de vida e profissional das professoras. Para a realização desse trabalho, os autores priorizados foram Alberti (2013) para história oral; Alves (2016) para a importância da história oral como metodologia de pesquisa e Araújo (2012) para memória e formação de professores. Como fontes orais, foram ouvidas três professoras normalistas da cidade de Codó-MA: Maria Judith Dias Salazar, Maria do Carmo Araújo dos Santos e Raimunda Ariane de Deus Silva. Conhecer a história dessas professoras principalmente de como ocorreu sua formação e a história da Escola Normal de Codó terá uma grande contribuição para a preservação da memória na história da educação do município. Sendo assim, este estudo foi desenvolvido através da pesquisa qualitativa e descritiva com enfoque fenomenológico, e contou com pesquisa bibliográfica documental e de campo. A presente pesquisa tem condições de contribuir significativamente com a história da educação e da formação de professores normalistas do município, através dos registros das memórias de algumas professoras, uma vez que as mesmas fizeram e fazem parte dessa brilhante história, todas tiveram uma contribuição muito positiva e extremamente significativa com a história da educação deste município.
Descrição: ABSTRACT This paper discusses one of the great challenges that the students of Codó-MA usually face, which is to find works that have information about the formation of teachers throughout the history of the municipality. Therefore, the present work deals with the history and memory of the Normal School and the formation of the normal teachers of Codó-MA. In this context, it is presented as a general objective to know and analyze the history of the Normal School and the training of normal teachers in the municipality of Codó-MA. As specific objectives, this work seeks to know the history of the formation of the normal teachers of the municipality; know the history of Codó Normal School; to record the life and professional memories of the teachers. For the accomplishment of this work, the authors prioritized were Alberti (2013) for oral history; Alves (2016) for the importance of oral history as research methodology and Araújo (2012) for memory and teacher training. As oral sources, three normal teachers from the city of Codó-MA were heard: Maria Judith Dias Salazar, Maria do Carmo Araújo dos Santos and Raimunda Ariane de Deus Silva. To know the history of these teachers mainly of how their formation occurred and the history of the Normal School of Codó will have a great contribution for the preservation of the memory in the history of the education of the municipality. Therefore, this study was developed through qualitative and descriptive research with phenomenological focus, and counted on bibliographical research and document field. The present research has the potential to contribute significantly to the history of the education and training of normal teachers of the municipality, through the records of the memories of some teachers, once they made and are part of this brilliant history, all had a very positive contribution and extremely significant with the history of education in this municipality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3855
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria SuzanaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso17,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.