Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBRANDÃO, Maria Mary Salazar Nogueira-
dc.date.accessioned2019-10-04T15:52:54Z-
dc.date.available2019-10-04T15:52:54Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3856-
dc.descriptionABSTRACT This research aims to investigate the real situation of how Portuguese language teaching is the state of Maranhão, specifically in the municipality of Codó, in the 1th to 5th years of elementary school. In this way, the objective of this work is to discuss the reality and challenges of Portuguese language teaching in the municipality, within the elementary school. Besides, it analyzing the pedagogical practices developed by teachers in the classroom, as teaching and learning process. Thus, data was performed in the light of the descriptive theories on Portuguese language teaching, mainly from the works of authors such as Possenti (1996), Geraldi (2006), Kleiman; Sepúlveda (2012), Antunes (2003) among others that problematize the teaching of Portuguese language in Brazil. From that moment, we started a field research, in which a semi-structured questionnaire was used with questions related to teaching practice in elementary education, in relation to the teaching of the mother tongue. Thus, observations were also made of the Portuguese language classes in two public schools in the municipality, the Municipal College of São Francisco and the Municipal School Carlos Gomes. Faced with this, through the data, it was possible to show that pedagogical practices still go deep into teaching subjects, as the only source of teaching and learning. And that also the school spaces, can contribute so, that these playful activities do not occur within a classroom, causing that unfortunately, the student does not know new methodologies, with respect to the sport discipline.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa visa investigar a real situação de como se encontrava o ensino de língua portuguesa no estado do Maranhão, especificamente no município de Codó nos anos iniciais do 2º e 5º do ensino fundamental. Nesse sentido, o trabalho tem por objetivo discutir a realidade e os desafios do ensino de Língua Portuguesa no município, dentro do espaço escolar. Além de analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, como processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a recolha dos dados foi realizada à luz das teorias descritivas sobre o ensino de língua portuguesa, principalmente a partir dos trabalhos de autores como Possenti (1996), Geraldi (2006), Kleiman; Sepúlveda (2012), Antunes (2003) entre outros que problematizam o ensino de língua portuguesa no Brasil. A partir desse momento, partimos para uma pesquisa de campo, em que foi utilizado um questionário semi estruturado com questões relacionadas á prática docente no ensino fundamental, em relação ao ensino da língua materna. Sendo assim, foram feitas também observações das aulas de língua portuguesa em duas escolas públicas do municipio, o Colégio Municipal São Francisco e a escola Municipal Carlos Gomes. Diante disso, por meio dos dados coletados foi possível constamos que as práticas pedagógicas ainda se profundam muito em matérias didáticos, como única fonte de ensino e aprendizagem. E que também o espaços escolares, podem contribuir para que essas atividades lúdicas não ocorram dentro de uma sala de aula, fazendo com que infelizmente, o aluno não conheça metodologias novas, no que diz respeito a disciplina de português.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectCodó-MApt_BR
dc.subjectTeacher practicespt_BR
dc.subjectTeach Portuguesept_BR
dc.subjectCodó-MApt_BR
dc.titleO ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Codó-MA: observando práticaspt_BR
dc.title.alternativePortuguese language teaching in the early years of elementary school in Codó-MA: observing practicespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA-BRANDÃO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso435,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.