Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Layla Monique Carneiro dos-
dc.date.accessioned2019-10-04T16:35:34Z-
dc.date.available2019-10-04T16:35:34Z-
dc.date.issued2019-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3859-
dc.descriptionABSTRACT This research addresses the importance of teacher education of the literacy process of students, the challenges teachers face in tackling school failure, and the pitfalls they encounter in their work environment. Interest in the topic arose during the participation as a monitor in the project Letrar: Letters and Numbers, which aims to assist in the process of literacy of these students. Due to the breadth of the theme, the study was limited to teachers. Whit the objective of analyzing from the point of view of teachers what are the reasons of the students of the Rosalina Zaidan Municipal School Unit to reach the 4th and 5th grade of elementary school without being able to read and write. The research was conducted through three strands: bibliographic survey, highlighting the scholars Soares (2004), Patto (2015), Haydet (2011) and Tardif (2012); surveys through the Index of Development of Basic Education-IDEB and, finally, field research, using as instrument the application of questionnaires to the faculty of the researched school highlighting the profile, the formation and its main pedagogical practices, to circumvent this context. From the results it was possible to identify that for the teachers, the main cause of the school failure is due to the distance of the family in the school environment and the disinterest of the students themselves. However, it is necessary to reflect and consider that these people, living in a marginalized way, living in a peripheral neighborhood, are of low income and a significant part of the members of these families did not have the opportunity to study. We emphasize in the research the importance of considering the subject and its context, because it is necessary a sensitive and critical look towards this audience.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre a importância da formação docente para o processo de alfabetização dos/as alunos/as, os desafios que os/as professores/as encontram para combater o fracasso escolar, e os percalços que se deparam em seu ambiente de trabalho. O interesse pelo tema surgiu durante a participação como monitora no projeto Letrar: Letras e números, que possui o intuito de auxiliar no processo de alfabetização destes/as estudantes. Devido à amplitude do tema, o estudo delimitou-se aos professores/as. Tendo como objetivos analisar do ponto de vista dos/as docentes quais são os motivos dos/as alunos/as da Unidade Escolar Municipal Rosalina Zaidan chegarem ao 4º e 5º ano do ensino fundamental sem saberem ler e escrever. A pesquisa foi realizada por meio de três vertentes: levantamento bibliográfico, salientando os/as estudiosos/as Soares (2004), Patto (2015), Haydet (2011) e Tardif (2012); levantamentos de dados por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB e, por fim a pesquisa de campo, tendo como instrumento a aplicação de questionários ao corpo docente da escola pesquisada, destacando o perfil, a formação e suas principais práticas pedagógicas, para contornar este contexto. A partir dos resultados foi possível identificar que para os/as professores/as, as principais causa do fracasso escolar, é devido à distância da família no ambiente escolar e o desinteresse dos/as próprios/as alunos/as. Entretanto, é necessário refletir e considerar, que estas pessoas, vivem de forma marginalizada, residem em um bairro periférico, são de baixa renda e uma parte significativa dos membros destas famílias não tiveram a oportunidade de estudar. Salientamos na pesquisa a importância de considerar o sujeito e o seu contexto, pois é necessário um olhar sensível e crítico voltado para este público.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectFormação de professores/aspt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectLer e escreverpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectRead and writept_BR
dc.titleFormação docente e os desafios da alfabetização: um estudo da Unidade Escolar Municipal Rosalina Zaidan, Codó/MApt_BR
dc.title.alternativeTeacher education and the challenges of literacy: a study of the Rosalina Zaidan Municipal School Unit, Codó / MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAYLA-SANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.