Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3861
Título: Educação de jovens e adultos e idosos: um estudo sobre o ingresso, a evasão e a permanência
Título(s) alternativo(s): Youth and adult and elderly education: a study on admission, dropout and permanence
Autor(es): GUIMARÃES, Jessyane Kely dos Santos
Palavras-chave: Educação de jovens
Adultos e idosos
Ingresso
Evasão
Permanência
Youth
Adult and elderly education
Ticket
Evasion
Permanence
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A Educação de Jovens Adultos e Idosos é aquela destinada às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino regular na idade adequada ou que por algum motivo nunca o frequentaram. Sabendo disto, o presente trabalho tem como finalidade apresentar como ocorreu a propagação desta modalidade de ensino no Brasil, bem como analisar os fatores de ingresso, evasão e permanência nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos e Idosos em Codó. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada, a fim de compreender por quais razões os alunos que ingressam nessa modalidade de ensino evadem e por quais razões eles permanecem. Para o embasamento teórico do presente trabalho utilizou-se diversos autores, dentre eles: Maria Clara Di Pierro e Sergio Haddad (2000); Paulo Freire (2011); Moacir Gadotti (2007); Paula Cristina Oliveira (2011), além de documentos oficiais da educação brasileira. O presente estudo, tem o caráter descritivo, no qual há a exposição de análises qualitativas, com o intuito de responder aos questionamentos que originaram esse trabalho, por meio desta análise, foi possível expor os dados obtidos no campo de pesquisa, bem como compreender os fenômenos de ingresso, evasão e permanência na Educação de Jovens, adultos e Idosos. Sendo assim, este trabalho além de contribuir para o campo de pesquisa que engloba a Educação de Jovens e Adultos, colabora também para futuras pesquisas que venham ser desenvolvidas no município de Codó-MA, enriquecendo assim, o campo teórico municipal.
Descrição: ABSTRACT Young Adult and Elderly Education is for people who have not had the opportunity to attend regular schooling at the appropriate age or who have never attended school for some reason. Knowing this, the present work has as purpose to present how the propagation of this modality of education occurred in Brazil, as well as to analyze the factors of entrance, evasion and permanence in the classrooms of Youth and Adult Education and Elderly in Codó. In order to do so, we used bibliographic research and a semi-structured interview, in order to understand for what reasons the students who enter this modality of education evade and for what reasons they remain. For the theoretical basis of the present work several authors were used, among them: Maria Clara Di Pierro and Sergio Haddad (2000); Paulo Freire (2011); Moacir Gadotti (2007); Paula Cristina Oliveira (2011), besides official documents of the Brazilian education. The present study has a descriptive character, in which there is the exposition of qualitative analyzes, with the purpose of answering the questions that originated this work, through this analysis, it was possible to expose the data obtained in the field of research, as well as to understand the phenomena of entrance, evasion and permanence in the Education of Youth, adults and Elders. Therefore, this work, besides contributing to the field of research that encompasses Youth and Adult Education, also contributes to future research that may be developed in the municipality of Codó-MA, thus enriching the municipal theoretical field.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3861
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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