Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3862
Título: Formação de professores para educação de jovens e adultos e idosos (EJAI): uma análise no município de Codó
Título(s) alternativo(s): Teacher Education for Youth and Adult Education (EJAI): An Analysis in Codó Municipality
Autor(es): RODRIGUES, Jeanne Karine Barros
Palavras-chave: Formação de professores
Formação Inicial e continuada
Prática docente
Teacher training
Initial and continued training
Teaching practice
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho principia-se de uma inquietação teórico-prática que foi percebida a partir do estágio supervisionado em que constatamos poucas políticas e programas educacionais voltados para a formação continuada de professores para o ensino de jovens, adultos e idosos no Município de Codó, no Maranhão. O objetivo geral é discutir as especificidades da formação dos docentes que atuam nessa modalidade de educação conhecendo o perfil desses profissionais, compreendendo os desafios de atuação na área para, assim, identificar a quantidade de turmas e docentes que atuam com esse público. Para além disso, investigar se há formação e o tipo de acompanhamento pedagógico aplicado naquela esfera educacional. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como técnica de coleta de dados, a observação do campo de pesquisa e a realização de entrevistas semiestruturada com os professores. A pesquisa também é quantitativa, pois utilizamos questionários com perguntas abertas à Coordenação da modalidade no Município. Para fundamentar a análise desse estudo utilizamos autores que falam da temática: Abrucio, (2016), Candau (1997) Pimenta (2011), Tardif (2013), Saviani (2007) Freire (2011) Perrenoud (1997) Piletti (2006). O trabalho foi desenvolvido nas escolas: Estevam Ângelo de Sousa, Maria Alice Machado e Escola Remy Archer. Analisamos aspectos da titulação, formação inicial e continuada dos docentes para discutir a respeito da preparação pedagógica, como também a interação dos alunos na aula. Buscamos também saber da coordenação pedagógica da EJAI, as medidas para formação desses professores. Considerando esses aspectos, constatamos que o município precisa investir na capacitação desses professores para atuarem com excelência. Entender que investir na formação continuada é caminhar para melhoria da prática em sala de aula. Precisa-se dar uma maior visibilidade a essa questão no sentido de fomentar a participação dos educadores em programas formativos que valorizem sua experiência e acrescentem na sua formação.
Descrição: ABSTRACT This work begins from a theoretical and practical concern that was perceived from the supervised stage in which we found few policies and educational programs aimed at the continuing education of teachers for the teaching of young people, adults and the elderly in the city of Codó, Maranhão . The general objective is to discuss the specifics of the training of teachers who work in this kind of education, knowing the profile of these professionals, understanding the challenges of acting in the area to identify the number of classes and teachers that work with this public, as well as investigate if there is training and the type of pedagogical accompaniment applied in that educational sphere. The research is qualitative, using as data collection technique, the observation of the field of research and the conduction of semi structured interviews with the teachers. The research is also quantitative, since we use questionnaires with questions open to the Coordination of the modality in the Municipality. In order to justify the analysis of this study, we use authors who talk about the subject: Abrucio, (2016), Candau (1997) Pimentati (2006), Tarde (2013), Saviani The work was developed in the schools: Estevam Ângelo de Sousa, Maria Alice Machado and School Remy Archer. We analyzed aspects of the titration, initial and continuous training of teachers to discuss pedagogical preparation, as well as the interaction of students in the classroom. We also sought to know the pedagogical coordination of the EJAI, the measures for the training of these teachers. Considering these aspects, we found that the municipality needs to invest in the training of these teachers to act with excellence. Understand that investing in continuing education is moving towards improving classroom practice. It is necessary to give greater visibility to this issue in order to encourage the participation of educators in training programs that value their experience and add to their training.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3862
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JeanneKarineRodrigues.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.