Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3863
Título: A poesia na sala de aula: uma ferramenta pedagógica no processo de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Poetry in the classroom: a pedagogical tool in the reading and writing process in the early years of elementary school
Autor(es): LIMA, Jaqueline Silva
Palavras-chave: Poesia
Leitura e escrita
Sala de aula
Poetry
Reading and writing
Classroom
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O gênero literário poesia é uma das formas de linguagem que permite ao ser humano expressar seus sentimentos, emoções, além de contribuir para a formação do sujeito letrado. Sob esse olhar o tema da pesquisa é a poesia na sala de aula empregada como uma ferramenta pedagógica no processo de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho traz como problema a seguinte questão, como a poesia pode ser utilizada na sala de aula para auxiliar os alunos do 4° ano do ensino fundamental no quesito leitura e escrita?.A partir da temática apresentada os objetivos, ficaram definidos da seguinte maneira: objetivo geral, investigar se a poesia contribui no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais, com foco no quesito leitura e escrita, que se deu em uma escola pública do município de Codó-MA. Especificamente se propôs: pesquisar as contribuições da poesia para formação do ser crítico e reflexivo, bem como autores de referencia no assunto; apresentar a poesia como ferramenta na leitura e escrita por meio da intervenção na sala de aula; e verificar a aplicabilidade da poesia por meio do gênero textual poema. Os principais autores usados para construção do trabalho foram kleiman (2007), Soares (2009), Nunes (2016) entre outros. O percurso metodológico iniciou com uma pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e teses fundamentada nos aportes teóricos de diversos autores, dentre esses Pound (2006), Silva e Jesus (2011), Novais (2012), Silva (2018), Paz (1982), permitindo articulação da práxis. Em seguida realizou-se uma pesquisa-ação que se caracterizou com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos mediante a nossa atuação no Estágio Curricular em Docência no Ensino Fundamental, onde foi preciso ir a campo. Ficou evidente diante dos resultados que a utilização da poesia como ferramenta pedagógica de fato contribui para o ensino e aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental no quesito leitura e escrita.
Descrição: ABSTRACT The literary poetry genre is one of the forms of language that allows the human being to express his feelings, emotions, besides contributing to the formation of the literate subject. From this point of view the theme of research is poetry in the classroom employed as a pedagogical tool in the process of reading and writing in the early years of elementary school. The work raises the following question: how can poetry be used in the classroom to help 4th grade students in reading and writing? From the thematic presented the objectives were defined as follows: general objective, to investigate if poetry contributions to the teaching and learning process of elementary school students in the early years, focusing on reading and writing, which took place in a public school in Codó-MA. Specifically it was proposed: to research the contributions of poetry to the formation of the critical and reflexive being, as well as the authors of reference in the subject; present poetry as a tool for reading and writing through classroom intervention; and verify the applicability of poetry through the textual genre poem. The main authors used to construct the work were kleiman (2007), Soares (2009), Nunes (2016) among others. The methodological path began with a literature review through books, articles and theses based on the theoretical contributions of several authors, among them Pound (2006), Silva and Jesus (2011), Novais (2012), Silva (2018 ), Paz (1982), allowing articulation of praxis. Then an action research was carried out that was characterized with a qualitative approach. The data were obtained through our performance in the Curriculum Internship in Elementary School, where it was necessary to go to the field. It was evident from the results that the use of poetry as a pedagogical tool actually contributes to the teaching and learning of students in the early years of elementary school in reading and writing.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3863
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JaquelineLima.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.