Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3864
Título: Pérolas Negras Na EJAI
Título(s) alternativo(s): Black Pearls at EJAI
Autor(es): ARAÚJO, Irislene Paiva
Palavras-chave: EJAI,
Quilombola
Ensino-aprendizagem
EJAI
Quilombola
Teaching-learning
Data do documento: 18-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A pesquisa intitulada Pérolas Negras na EJAI é um desdobramento do Projeto EJAI mulher e a ressignificação dos saberes femininos. Dentre os questionamentos destacamos: como alfabetizar mulheres, jovens, adultos, idosas, negras e de comunidade quilombola? O objetivo desta pesquisa é investigar o processo de alfabetização de mulheres afrodescendentes da comunidade quilombola Laranjeiras, município de Aldeias Altas/MA. Que terá como subsídio as práticas pedagógicas que buscam identidades culturais e propiciar a troca de experiências e enriquecimento mútuo, utilizando a afetividade como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem, discutindo sobre a importância da educação na comunidade, bem como conhecer a trajetória e a realidade das alunas, oportunizando o aprendizado por meio de materiais acessíveis, visando não apenas a decodificação das letras, mas a visão de mundo. Com a finalidade de analisar como ocorrem as relações, foram desenvolvidas pesquisa bibliográficas, fichamentos e pesquisa de campo. Entre os teóricos estão: Paulo Freire (1996), Wallon (1978), Sueli Carneiro (2011),Conceição Evaristo (2008). As alunas que frequentam a sala da EJAI superam as dificuldades e os intempéries do dia - dia, graças à vontade em adquirir o conhecimento letrado.
Descrição: ABSTRACT The research titled “Perolas Negras” in EJAI is an unfolding of the EJAI woman Project and the redetermination of feminine knowledge. Among the questions we highlight: How to alphabetize women, young people, adults, elderly, blacks and Quilombola community? The aim of this research is to investigate the literacy process of Afro-descendent women from the Quilombola Laranjeiras community, municipality of of Aldeias Altas/MA. That will have as subsidy, pedagogical practices that seek cultural identities and provide the exchange of experiences and mutual enrichment, using affectivity as a tool for the teaching-learning process, discussing the importance of Education in the community, as well as knowing the trajectory and reality of the students, providing opportunities for learning through accessible materials, aiming not only the decoding of the letters, but the worldview. In order to analyze how relations occur, bibliographical research, bindings and field research were developed. Among the theorists are: Paulo Freire (1996), Wallon (1978), Sueli Carneiro (2011), Conceição Evaristo (2008). The students, who attend the EJAI room, overcome the difficulties, and the weather of the day-day, thanks to the willingness to acquire the literate knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3864
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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