Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3865
Título: A relação entre cultura e escola: o plano municipal de educação de Codó e a base nacional comum do currículo olhares a partir do multiculturalismo
Título(s) alternativo(s): The relationship between culture and school: Codó's municipal education plan and the common national base of the curriculum looks from multiculturalism
Autor(es): CUNHA, Franciele Vieira da
Palavras-chave: Currículo
Cultura
Multiculturalismo
Políticas educacionais
Curriculum
Culture
Multiculturalism
Educational policies
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Nesta pesquisa buscamos discorrer sobre a relação de cultura e escola dentro do currículo e algumas políticas curriculares existentes, analisando se de fato essas políticas atendem a realidade pela qual a escola e o campo do currículo passam na atualidade sobre a temática da cultura no ambiente escolar. A presente investigação, buscou, primeiramente o referencial teórico que pudesse dar subsídio as múltiplas questões referentes ao currículo, a cultura e as contribuições da perspectiva multiculturalista, portanto, fez-se no primeiro momento um levantamento bibliográfico com autores e autoras que discutem a temática tais como: Moreira e Candau (2003), Silva (1999; 2011), dentre outros. Diante do contexto o presente trabalho buscou realizar uma pesquisa documental a partir do currículo municipal, a lei número 1.727, de junho de 2015, que institui o Plano Municipal de Educação - PME, suas nuances e propostas pedagógicas. Do mesmo modo, analisar a Base Nacional Comum Curricular - BNCC; como ela trabalha com a temática referente a cultura nos anos iniciais da educação básica em consonância com nossa formação em pedagogia. Nossa preocupação e objeto da pesquisa infere na condição didática da atuação docente a partir de um olhar multicultural. Buscou-se elementos dentro do PME de Codó que demostrassem que o mesmo aborda questões do multiculturalismo uma vez que o município de Codó é um lugar rico em culturas, elaboramos nossa investigação a partir dos seguintes descritores: Multiculturalismo; Cultura; Cultural; Culturais; Diversidade; Étnica; Quilombolas; Negro e Indígena, analisando quantas vezes as mesmas aparecem na lei e qual é o contexto que cada uma se apresenta no documento. Diante das análises realizadas podemos dizer que o plano municipal estar voltado para a perspectiva multiculturalista porque há uma preocupação voltada para a valorização das identidades das alunas e alunos que aqui residem por isso acreditamos que o PME tenha um olhar sobre as questões da valorização das culturas. No tocante a Base Nacional Comum Curricular ela faz menção, mais não trabalha questões voltadas para essas discussões e problematizações. Diante da metodologia proposta percebe-se que a pesquisa elencou importantes indicações para fundamentação de ações pedagógicas e didáticas inclusivas que prezem pela diversidade cultural e promovam ambientes e conhecimentos pelo respeito e solidariedade multicultural. Por fim pensamos sinalizamos que essa investigação não se esgota com a abordagem curricular da relação escola e cultura, esperamos com nossos resultados provocar interesses para as futuras pesquisas relacionadas ao tema.
Descrição: ABSTRACT In this research we seek to discuss the relationship between culture and school within the curriculum and some existing curricular policies analyzing if in fact these policies meet the reality that the school and the field of the curriculum now pass on the theme of culture in the school environment. The present research sought, firstly, the theoretical framework that could support the multiple questions related to the curriculum, culture and contributions of the multiculturalist perspective. Therefore, a bibliographical survey was made with authors and authors who discuss the theme exemple: Moreira e Candau (2003), Silva (1999; 2011), and others. In view of the context the present work sought to carry out a documentary research from the municipal curriculum, law number 1.727, of June 2015, which establishes the Municipal Plan of Education – PME, its nuances and pedagogical proposals. Likewise, to analyze the National Curricular Common Base - BNCC; how it works with the theme of culture in the early years of basic education in line with our training in pedagogy. Our concern and object of the research infers in the didactic condition of the teaching performance from a multicultural look. We looked for elements within the Codó - PME that showed that it addresses issues of multiculturalism since the municipality of Codó is a place rich in cultures, we elaborated our investigation from the following descriptors: Multiculturalism; Culture; Cultural; Cultural; Diversity; Ethnic; Quilombolas; Black and Indigenous analyzing how many times they appear in the law and what is the context that each one appears in the document. In the face of the analysis we can say that the municipal plan is focused on the multiculturalist perspective because there is a concern focused on the value of the identities of the students and students who live here so we believe that the PME has a look at the issues of valuing cultures. Regarding the National Curricular Common Base - BNCCits makes mention, but she does not work on issues related to these discussions and problematizations. In view of the proposed methodology, it can be seen that the research listed important indications for the foundation of inclusive pedagogical and didactic actions that value cultural diversity and promote environments and knowledge through respect and multicultural solidarity. Finally we think that this research is not exhausted with the curricular approach of the relation between school and culture, we hope with our results to provoke interests for future research related to the subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3865
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FrancieleCunha.pdfTrabalho de Conclusão de Curso358,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.