Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3866
Título: O processo didático na educação infantil: O ato de ensinar e aprender na pré-escola
Título(s) alternativo(s): The didactic process in early childhood education: The act of teaching and learning in preschool
Autor(es): SILVA, Beatriz Carneiro da
Palavras-chave: Didática
Educação infantil
Prática educativa
Didactics
Early childhood education
Educational practice
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como tema o Processo Didático na Educação Infantil: o ato de ensinar e aprender na pré-escola, assim, diante do contexto vivenciado no Estágio da Educação Infantil surgiram inquietações e, necessidade de entender essa temática através dos questionamentos: De que maneira a prática pedagógica interfere no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil? Quais as principais dificuldades encontradas nesse processo? Existe preparo das instituições e educadores no desenvolvimento das praticas pedagógicas? Para buscar respostas, temos como objetivo investigar a prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: analisar o processo didático, conhecer o processo de ensino e aprendizagem, refletir sobre as contribuições da prática pedagógica e propor alternativas metodológicas para a prática pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada nos escolas de Educação Infantil localizada no município de Timbiras, Maranhão, com professores, gestores e alunos. Assim, foi utilizada uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e fenomenológico a partir de observações registradas em diário de campo, mapeamento organizado em relatório e, questionários destinados às professoras do campo de pesquisa. Também, foi realizado um levantamento bibliográfico para analisar as teorias que embasam as práticas de ensino, a formação de professores e propostas pedagógicas. Os principais autores que auxiliaram na reflexão deste estudo, foram Kramer (2006), que aborda a importância das propostas Curriculares para a Educação Infantil; Gardner (1994), que mostra como deve ser pensada e como a escola deve ensinar a criança em idade pré-escolar, além dos documentos norteadores: como as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Básica e infantil, que dão suporte para efetivação adequada da prática educativa. Logo, constatou-se através delas, com as referências bibliográficas e a pesquisa realizada nas escolas, o quanto é importante o trabalho do professor para o desenvolvimento da criança no processo de ensino e aprendizagem, trabalhando metodologias adequadas à realidade do educandos.
Descrição: ABSTRACT The present work has as its theme the Teaching Process in Kindergarten: the Act of teaching and learning at preschool, so, on the context experienced in early childhood stage arose concerns and need to understand this subject through questions: How the pedagogical practice interferes with the teaching process learning in early childhood education? What are the main difficulties encountered in this process? There is preparation of the institutions and educators in the development of pedagogical practices? To get answers, we aim to investigate the pedagogical practice developed in early childhood education. The specific objectives are: to analyse the didactic process, know the process of teaching and learning, reflect on the contributions of pedagogical practice and propose methodological alternatives for pedagogical practice in early childhood education. The survey was conducted in the schools of early childhood education in the municipality of Timbiras, Maranhão, with teachers, administrators and students. Thus, it was used a descriptive, qualitative and phenomenological character from observations recorded in field journal, organized in mapping report and questionnaires to teachers of the lookup field. Also, a bibliographical survey was conducted to examine the theories base teaching practices, teacher training and pedagogical proposals. The main authors who assisted in reflection of this study, were Kramer (2006), which addresses the importance of Curricular proposals for early childhood education; Gardner (1994), which shows how it should be designed and how the school should teach the child in pre-school children, in addition to the guiding documents: as the National curriculum guidelines and the National Curriculum for basic education and childish, which give support to effective educational practice properly. Soon, through them, with the references and the research carried out in schools, how important the work of teacher for the child's development in the process of teaching and learning, working methodologies appropriate to the reality of students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3866
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BeatrizSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso412,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.