Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Alzineide Costa-
dc.date.accessioned2019-10-07T13:42:07Z-
dc.date.available2019-10-07T13:42:07Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3867-
dc.descriptionABSTRACT The present work presents as subject the formation of the writer and reader deficient one. Here, the Literature is understood as one of the main didactic resources for the process of access to the cultural assets of disabled people. The research sought to perceive the existence or not of resources for the work of training the literary reader and writer in the school environment, especially in classrooms where students with disabilities are enrolled in public schools that work in the elementary school in the neighborhood are Francisco in the city of Codó-MA. The research brings reports of how the process of inclusion in Literature occurs in classrooms of the schools of the municipality and it is prioritizing to observe the didactic resources used in the process of acquisition of reading and writing of these students. The data show that there is work with literature in the classroom, although as sporadic work, however, the disabled person is often excluded from this process and these activities. Only in a school in the municipality - Lala Ramos - was it possible to observe a work and a structure prepared for this purpose. With these results, the work throws ideas to think of possibilities to include disabled students through literature, using literary texts, to stimulate and promote the inclusion of these students in school and in the various means of social coexistence.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como tema a formação do escritor e leitor deficiente, compreendendo a literatura como um dos principais recursos didáticos para o processo de acesso aos bens culturais de pessoas deficientes. A pesquisa buscou perceber a existência ou não de recursos para o trabalho de formação do leitor e do escritor literários no ambiente escolar, sobretudo e em especial nas salas de aula onde estão matriculados alunos com deficiência das escolas públicas que atuam no ensino fundamental do bairro são Francisco na cidade de Codó-MA. A pesquisa traz relatos de como ocorre o processo de inclusão na Literatura em salas de aula das escolas do município, priorizando observar os recursos didáticos utilizados no processo de aquisição da leitura e da escrita desses alunos. Os dados mostram que existe um trabalho com a literatura na sala de aula, muito embora como trabalho esporádico, no entanto, a pessoa com deficiência é muitas vezes excluída desse processo e dessas atividades. Apenas em uma escola do município – Lala Ramos - foi possível observar um trabalho e uma estrutura preparada para esse fim. Com esses resultados, o trabalho lança ideias para pensar possibilidades de incluir alunos deficientes por meio da literatura, com a utilização de textos literários, para estimular e promover a inclusão desses alunos na escola e nos diversos meios de convivência social.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectDeficiencypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titleLiteratura e educação especial: a formação do escritor/leitor deficientept_BR
dc.title.alternativeLiterature and special education: the formation of the deficient writer / readerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlzineideGuimarães.pdfTrabalho de Conclusão de Curso300,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.