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Título: Política de formação de leitores e de escritores na cidade de Codó-MA: a literatura infantil em foco
Título(s) alternativo(s): Readers and writers training policy in the city of Codó-MA: children's literature in focus
Autor(es): FERREIRA, Raimunda Nonata dos Santos
Palavras-chave: Formação de leitores e escritores
Políticas educacionais
Literatura Infantil
Readers and writer shaping
Education policies
Children's literature
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa sobre a política de formação de leitores e escritores no município de Codó, e tem por objetivo apresentar como essa política é efetivada na rede de ensino municipal. Durante a pesquisa, foram visitadas seis escolas, dois berçários, duas creches e duas escolas do ensino fundamental, a visita tinha como objetivo conhecer como acontecem as políticas educacionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista e questionários disponibilizados à gestão das e aos professores que estão em sala de aula. Com a pesquisa, foi possível perceber que nas escolas investigadas usam como material norteador os livros didáticos, até mesmo na educação infantil e que as políticas de formação de leitores e escritores têm maior projeção na educação infantil, enquanto que as práticas do ensino fundamental orientam-se para a resolução de atividades do livro didático, sobrando pouco espaço para o trabalho com a leitura e a escrita literária.
Descrição: ABSTRACT This work is a research on the policy of shaping of readers and writers in the municipality of Codó. Its objectives is to present how this policy is effective in the public education network. During the research, six schools, two nurseries, two kindergartens and two elementary schools were visited, seeking to know how educational policies happen. The data were collected through interviews and questionnaires made available to the school principal and to the teachers who are in the classroom. In this research, it was possible to perceive that these practices use textbooks as a guiding material, even in early childhood education, and that the policies for the training of readers and writers have a greater impact on early childhood education, for the resolution of textbook activities, leaving little room for work with reading and writing.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3868
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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