Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3868
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FERREIRA, Raimunda Nonata dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T13:55:14Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T13:55:14Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3868 | - |
dc.description | ABSTRACT This work is a research on the policy of shaping of readers and writers in the municipality of Codó. Its objectives is to present how this policy is effective in the public education network. During the research, six schools, two nurseries, two kindergartens and two elementary schools were visited, seeking to know how educational policies happen. The data were collected through interviews and questionnaires made available to the school principal and to the teachers who are in the classroom. In this research, it was possible to perceive that these practices use textbooks as a guiding material, even in early childhood education, and that the policies for the training of readers and writers have a greater impact on early childhood education, for the resolution of textbook activities, leaving little room for work with reading and writing. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma pesquisa sobre a política de formação de leitores e escritores no município de Codó, e tem por objetivo apresentar como essa política é efetivada na rede de ensino municipal. Durante a pesquisa, foram visitadas seis escolas, dois berçários, duas creches e duas escolas do ensino fundamental, a visita tinha como objetivo conhecer como acontecem as políticas educacionais. Os dados foram coletados por meio de entrevista e questionários disponibilizados à gestão das e aos professores que estão em sala de aula. Com a pesquisa, foi possível perceber que nas escolas investigadas usam como material norteador os livros didáticos, até mesmo na educação infantil e que as políticas de formação de leitores e escritores têm maior projeção na educação infantil, enquanto que as práticas do ensino fundamental orientam-se para a resolução de atividades do livro didático, sobrando pouco espaço para o trabalho com a leitura e a escrita literária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMA | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores e escritores | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Readers and writer shaping | pt_BR |
dc.subject | Education policies | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.title | Política de formação de leitores e de escritores na cidade de Codó-MA: a literatura infantil em foco | pt_BR |
dc.title.alternative | Readers and writers training policy in the city of Codó-MA: children's literature in focus | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RaimundaFerreira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.