Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3869
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Renatha Quezya de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T14:26:01Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T14:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3869 | - |
dc.description | ABSTRACT Scientificandtechnologicaladvanceshavetriggered a series ofchanges incontemporarysociety. The accelerationofinformationand new discoverieshavebecome a subjectincreasinglypresent in discussionswithintheeducationalfield. In thissense, theBNCC (Base Nacional Comum Curricular), for theteachingof NaturalSciences, emphasizesthat it istheresponsibilityoftheElementarySchooltoprovidethedevelopmentofthelearnerwithrespecttothe social, natural andtechnologicalworld as totheirunderstandingandinterpretation. Thus, in thiswork, wesoughttoidentifytheopinionsandconceptionsofstudentsandteachersthroughtheprocessofscienceconstruction, in publicschoolsofthe municipal teaching network ofthecityofCodó - MA andpresentand use thescientificdivulgation as a possibilityofexpansionoftheknowledgerelatedtothisprocessofconstructionof Science. Thirty-eightprimaryschoolstudentsand 11teachersparticipated in theresearch. The methodological pathwasbased in theconstructionof a mural ofassociations, drawings, readingof a textofscientificdisseminationandwrittenproduction, bythestudents, besidestheapplicationof a questionnairewiththeteachers. The resultsdemonstrate a stereotypedviewof studentsaboutscienceandthescientist, andtheway in whichteaching takes place inthecontextofscienceteachingisconditionalonthe use oftextbooksandthe use oftraditionalpractices. The use oftheScientificDisseminationText, in a plannedandreflexiveway, provedtobeanefficientsupport for theteacher in theclassroom,favoringthe non-conditioningofthepedagogicalpracticetothe use ofthetextbookandtherepetitionoftraditionalexercises. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os avanços científicos e tecnológicos desencadearam uma série de mudanças na sociedade contemporânea. A aceleração das informações e as novas descobertas têm se tornado assunto cada vez mais presente em discussões dentro no campo educacional.Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no tocante ao ensino das Ciências Naturais, ressalta que é responsabilidade do Ensino Fundamental proporcionar o desenvolvimento do educando com relação ao mundo social, natural e tecnológico quanto à sua compreensão e interpretação. Sendo assim, neste trabalho, buscou-se identificar as opiniões e concepções de estudantes e professores mediante o processo de construção da ciência, nas escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de Codó – MA e apresentar e utilizar a Divulgação Científica como uma possibilidade de ampliação dos conhecimentos relacionados a esse processo de construção da Ciência.Colaboraram com a investigação 28 alunos do 5º ano do ensino fundamental e 11 professores. O percurso metodológico foi pautado na construção de um mural de associações, desenhos, leitura de um texto de divulgação científica e produção escrita,por parte do estudantes, além da aplicação de um questionário com os professores. Os resultados demonstraram uma visão estereotipada que os alunos possuem acerca da ciência e do cientista, e a forma como se dá a atuação docente no contexto do ensino deficiências está condicionada ao uso do livro didático e a utilização de práticas tradicionais. A utilização do Texto de Divulgação Científica, de forma planejada e reflexiva se mostrou um suporte eficiente para o professor em sala de aula, favorecendo o não condicionamento da prática pedagógica à utilização do livro didático e a repetição de exercícios tradicionais. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Texto de divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Scientific dissemination text | pt_BR |
dc.title | A divulgação científica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise nas escolas públicas do município de Codó | pt_BR |
dc.title.alternative | A divulgação científica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise nas escolas públicas do município de Codó | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RenathaOliveira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.