Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Renatha Quezya de Souza-
dc.date.accessioned2019-10-07T14:26:01Z-
dc.date.available2019-10-07T14:26:01Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3869-
dc.descriptionABSTRACT Scientificandtechnologicaladvanceshavetriggered a series ofchanges incontemporarysociety. The accelerationofinformationand new discoverieshavebecome a subjectincreasinglypresent in discussionswithintheeducationalfield. In thissense, theBNCC (Base Nacional Comum Curricular), for theteachingof NaturalSciences, emphasizesthat it istheresponsibilityoftheElementarySchooltoprovidethedevelopmentofthelearnerwithrespecttothe social, natural andtechnologicalworld as totheirunderstandingandinterpretation. Thus, in thiswork, wesoughttoidentifytheopinionsandconceptionsofstudentsandteachersthroughtheprocessofscienceconstruction, in publicschoolsofthe municipal teaching network ofthecityofCodó - MA andpresentand use thescientificdivulgation as a possibilityofexpansionoftheknowledgerelatedtothisprocessofconstructionof Science. Thirty-eightprimaryschoolstudentsand 11teachersparticipated in theresearch. The methodological pathwasbased in theconstructionof a mural ofassociations, drawings, readingof a textofscientificdisseminationandwrittenproduction, bythestudents, besidestheapplicationof a questionnairewiththeteachers. The resultsdemonstrate a stereotypedviewof studentsaboutscienceandthescientist, andtheway in whichteaching takes place inthecontextofscienceteachingisconditionalonthe use oftextbooksandthe use oftraditionalpractices. The use oftheScientificDisseminationText, in a plannedandreflexiveway, provedtobeanefficientsupport for theteacher in theclassroom,favoringthe non-conditioningofthepedagogicalpracticetothe use ofthetextbookandtherepetitionoftraditionalexercises.pt_BR
dc.description.abstractOs avanços científicos e tecnológicos desencadearam uma série de mudanças na sociedade contemporânea. A aceleração das informações e as novas descobertas têm se tornado assunto cada vez mais presente em discussões dentro no campo educacional.Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no tocante ao ensino das Ciências Naturais, ressalta que é responsabilidade do Ensino Fundamental proporcionar o desenvolvimento do educando com relação ao mundo social, natural e tecnológico quanto à sua compreensão e interpretação. Sendo assim, neste trabalho, buscou-se identificar as opiniões e concepções de estudantes e professores mediante o processo de construção da ciência, nas escolas públicas da rede municipal de ensino da cidade de Codó – MA e apresentar e utilizar a Divulgação Científica como uma possibilidade de ampliação dos conhecimentos relacionados a esse processo de construção da Ciência.Colaboraram com a investigação 28 alunos do 5º ano do ensino fundamental e 11 professores. O percurso metodológico foi pautado na construção de um mural de associações, desenhos, leitura de um texto de divulgação científica e produção escrita,por parte do estudantes, além da aplicação de um questionário com os professores. Os resultados demonstraram uma visão estereotipada que os alunos possuem acerca da ciência e do cientista, e a forma como se dá a atuação docente no contexto do ensino deficiências está condicionada ao uso do livro didático e a utilização de práticas tradicionais. A utilização do Texto de Divulgação Científica, de forma planejada e reflexiva se mostrou um suporte eficiente para o professor em sala de aula, favorecendo o não condicionamento da prática pedagógica à utilização do livro didático e a repetição de exercícios tradicionais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTexto de divulgação científicapt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectScientific dissemination textpt_BR
dc.titleA divulgação científica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise nas escolas públicas do município de Codópt_BR
dc.title.alternativeA divulgação científica nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise nas escolas públicas do município de Codópt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenathaOliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.