Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3872
Título: Escola e família: estudo de caso da Unidade Escolar Municipal Rosalina Zaidan em Codó- MA
Título(s) alternativo(s): School and family: case study of Rosalina Zaidan Municipal School Unit in Codó-MA
Autor(es): ALVES, Rosângela Abreu
Palavras-chave: Famílias
Escola
Aprendizagem
Families
School
Learning
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: presente pesquisa tem como tema Escola e Família um Estudo de caso da Unidade Escolar Municipal Rosalina Zaidan, Codó/MA. Com objetivo, de analisar as relações que a escola Rosalina Zaida estabelece com as famílias a partir da concepção dos pais e ou responsáveis dos alunos, investigar o perfil dos pais/responsáveis dos alunos indicados para a turma de alfabetização do Programa Residência Pedagógica através do Projeto Letrar, conhecer as formas de participação da família na escola e verificar os motivos, do ponto de vista das famílias, dos estudantes estarem chegando no 4° ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever. O interesse de investigar a temática foi baseado na minha experiência pessoal por não ter tido o acompanhamento em toda a trajetória escolar, e através de uma pesquisa feita em 2017 para um artigo sobre o sucesso e o fracasso escolar, com pais de alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Rosalina Zaida, que participavam da turma de alfabetização. Este trabalho monográfico é de natureza, bibliográfico, pesquisa de campo, e de caráter qualitativa, com intuito de analisar as particularidades e experiências individuais dos entrevistados, e quantitativas, para quantificar as informações obtidas com os questionários aplicados, e para fundamenta a pesquisa utilizou-se como referencial teórico, (Souza, 2009) (Stela, 2018), (Nogueira, 2018), entre outros que abordam o assunto. A pesquisa apresenta conceitos relevantes sobre os desafios da relação família escola, considerando a escola pública da atualidade, trazem informações sobre a Unidade escolar Rosalina Zaidan, o relato pessoal. O programa Residência Pedagógica, Projeto Letrar: letras e números e dados da educação no município de Codó apresenta flexões da relação família com a escola pesquisada. O perfil dos familiares do Projeto Letrar, a participação dos familiares na escola, estratégias de aproximações das famílias na escola os motivos dos alunos apresentarem dificuldade na leitura e na escrita, segundo os pais e/ responsáveis. A partir dos resultados da pesquisa foi possível identificar os principais fatores da relação das famílias com a escola onde aconteceu a pesquisa. Verificou-se que a escola utiliza das reuniões de pais e mestres como forma de aproximação, na concepção dos entrevistados, deveria haver outras formas de aproximá-los, do ambiente escolar.
Descrição: ABSTRACT This research has as theme School and Family a Case Study of the Rosalina Zaidan Municipal School Unit, Codó / MA. In order to analyze the relationships that Rosalina Zaida school establishes with families from the conception of parents and / or guardians of students, to investigate the profile of parents / guardians of students nominated for the literacy class of the Pedagogical Residence Program through the Project Learn, know the ways of family participation in school and check the reasons, from the point of view of families, students are arriving in the 4th grade of elementary school without knowing how to read and write. The interest in investigating the subject was based on my personal experience of not having been followed up throughout the school career, and through a research done in 2017 for an article about school success and failure, with parents of 4th and 4th grade students. 5th grade of Elementary School of the Rosalina Zaida Municipal School Unit, which participated in the literacy class. This monographic work is of a bibliographical nature, field research, and qualitative, in order to analyze the particularities and individual experiences of the interviewees, and quantitative, to quantify the information obtained with the applied questionnaires, and to base the research used. as a theoretical reference, (Souza, 2009) (Stela, 2018), (Nogueira, 2018), among others that address the subject. The research presents relevant concepts about the challenges of the family-school relationship, considering the current public school; bring information about the Rosalina Zaidan School Unit, the personal report. The Pedagogical Residency program, Letrar Project: letters and numbers and education data in the municipality of Codó presents flexions of the family relationship with the researched school. The profile of family members of the Letrar Project, the participation of family members in school, strategies of approximation of families in school, the reasons for students to have difficulty reading and writing, according to parents and guardians.From the research results it was possible to identify the main factors of the relationship of families with the school where the research took place. It was found that the school uses parent-teacher meetings as a way of approaching, according to the interviewees; there should be other ways of bringing them closer to the school environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3872
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANGELA-ALVES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso833,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.