Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3873
Título: Aprendizagem cooperativa no ensino de matemática básica: tutoria entre iguais
Título(s) alternativo(s): Cooperative learning in basic math teaching: peer tutoring
Autor(es): MACHADO, Roselha Silva
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa
Tutoria entre iguais
Ensino de matemática
Cooperative learning
Peer tutoring
Mathematics teaching
Data do documento: 13-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O ensino de Matemática possui na atualidade, o desafio de buscar diversificar as metodologias de ensino, podendo assim, contribuir com a diversidade de necessidades educativas apresentadas pelos alunos. Nesse contexto, é importante a utilização de estratégias pedagógicas de ensino que possibilitem aos estudantes uma maior participação no processo de ensino-aprendizagem, construindo o seu conhecimento juntamente com o professor. Os métodos cooperativos de aprendizagem, por exemplo, representam uma metodologia construtivista que pode auxiliar no ensino de conteúdos matemáticos, tornando-o mais dinâmico e auxiliando o aluno a desenvolver habilidades interpessoais que o ajudarão a viver melhor em sociedade. Neste trabalho, foi utilizado o método de aprendizagem cooperativa: Tutoria entre iguais, para verificar as possíveis contribuições da Aprendizagem Cooperativa na melhoria do processo de alfabetização de estudantes com dificuldades em Matemática básica, em uma turma do 4º ano do ensino fundamental na Unidade de Ensino José Sarney, localizada no município de Timbiras/MA, entre os anos de 2017 e 2018, partindo do pressuposto de que atividades cooperativas podem favorecer uma relação positiva entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, como também na aquisição, por parte dos alunos, de habilidades e conhecimentos relacionados aos conteúdos abordados. Uma atividade diagnóstica e outra avaliativa sobre os conteúdos matemáticos trabalhados, foram utilizadas como parâmetro avaliativo do método cooperativo utilizado. Os resultados apontam que, após a utilização do método de aprendizagem cooperativa: tutoria entre iguais, o percentual de aproveitamento e entendimento dos conteúdos matemáticos abordados, tanto na turma de 2017, quanto na turma de 2018, foram de 78 e 85%, respectivamente. Esses resultados apontam, que método cooperativo trouxe benefícios no processo de ensino e aprendizagem, tanto dos conteúdos matemáticos abordados, quanto na obtenção de habilidades sociais.
Descrição: ABSTRACT The teaching of Mathematics currently has the challenge of seeking to diversify teaching methodologies, thus contributing to the diversity of educational needs presented by the students. In this context, it is important to use pedagogical teaching strategies that allow students a greater participation in the teaching-learning process, rearing their knowledge together with the teacher. Cooperative learning methods, for example, represent a constructivist methodology that can aid in the teaching of mathematical content, making it more dynamic and helping the student develop interpersonal skills that will help him to live better in society. In this work, the cooperative learning method was used: Peer Tutoring, to verify the possible contributions of Cooperative Learning in the improvement of the literacy process of students with difficulties in Basic Mathematics, in a class of the 4th year of elementary School at the Unidade de Ensino José Sarney, located in the municipality of Timbiras/MA, between 2017 and 2018, based on the assumption that cooperative activities can favor a positive relationship between those involved in the teaching and learning process, as well as the students' acquisition of skills and knowledge related to the contents addressed. A diagnostic and other evaluative activity on the mathematical contents worked, were used as an evaluation parameter of the used cooperative method. The results show that, after using the cooperative learning method: Peer Tutoring, the percentage of achievement and understanding of the mathematical contents approached, both in the 2017 class and in the 2018 class, were 78 and 85%, respectively. These results show that the cooperative method has brought benefits in the teaching and learning process, both of the mathematical contents approached and in the achievement of social skills.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3873
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSELHA-MACHADO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso977,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.