Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3874
Título: Educação do campo: desafios e perspectivas das escolas do/no campo do município de Codó/MA
Título(s) alternativo(s): Rural education: challenges and perspectives of schools in the countryside of Codó / MA
Autor(es): CRUZ, Samara de Jesus
Palavras-chave: Educação do campo
Pedagogia da alternância
Escola família agrícola
Field education
Alternation pedagogy
Agricultural family school
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A educação do campo esteve, historicamente, subjugada ao modelo urbano-tecnocrata de educação, que desvaloriza a vida do camponês e supervaloriza o modo de vida urbano. A partir de estudos históricos com relação à Educação do Campo, surge a seguinte indagação: por que a educação do campo é tratada com planos inferiores? Nesse sentido, a razão desse estudo decorre de motivo pessoal, devido ser filha de trabalhadores rurais que deixaram o campo para que os filhos estudassem na zona urbana. Esta monografia tem como objetivo analisar as perspectivas da Pedagogia da Alternância que orienta o Projeto Político Pedagógico da instituição Escola Família Agrícola. A pesquisa visa conhecer as especificidades da prática pedagógica utilizando a Pedagogia da Alternância, assim como discutir a importância das escolas do campo como representação a identidade campesina, além disso, o estudo discute acerca da formação desse profissional enquanto Educador e quais as estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem nesse âmbito da educação, além de abordar sobre quais atividades são desenvolvidas nesses lugares e os métodos desenvolvidos numa perspectiva de formação integral. A pesquisa foi realizada em uma instituição comunitária denominada Escola Família Agrícola Rita Lore Wicklein, localizada na estrada BR MA 026 no Povoado Monte Cristo, município de Codó - MA. É uma pesquisa qualitativa descritiva com enfoque fenomenológico, que inicia-se com a pesquisa bibliográfica e de campo utilizando como técnica de coleta de dados a observação e entrevistas semiestruturadas com os profissionais que atuam e fazem parte do contexto da instituição. A fundamentação desse estudo se deu mediante o diálogo com diversos teóricos como: Caldart, Jesus, Estevam, Molina, Silva, Gimonet, dentre outros, que possibilitaram o aporte teórico às experiências narradas pelo sujeito. Os resultados indicam que a Alternância Pedagógica tem sido entendida como possibilidade dos educandos continuarem seus estudos e permanecerem vivendo e trabalhando nos territórios rurais, pelo reconhecimento de diferentes espaços/tempos de aprendizagem, que envolvem tempo acadêmico e tempo comunidade, favorecendo o diálogo entre os conhecimentos científicos e os saberes construídos socialmente pelos sujeitos.
Descrição: ABSTRACT The education of the countryside has historically been subjugated to the urban-technocratic model of education, which devalues the peasant's life and overvalues the urban way of life. From historical studies in relation to Field Education, the following question arises: why is education in the countryside treated with inferior plans? In this sense, the reason for this study stems from personal reasons, due to being the daughter of rural workers who left the field for their children to study in the urban zone. This monograph aims to analyze the perspectives of the Pedagogy of Alternation that guides the Political Pedagogical Project of the institution Family School Agricultural. The research aims to know the specificities of the pedagogical practice using the Alternation Pedagogy, as well as to discuss the importance of rural schools as a representation of peasant identity, in addition, the study discusses the formation of this professional as an Educator and which strategies are used in the process teaching and learning in this field of education, as well as to discuss what activities are developed in these places and the methods developed in an integral education perspective. The research was carried out in a community institution called the Rita Lore Wicklein Family Agricultural School, located on BR MA 026 road in Monte Cristo Village, municipality of Codó - MA. It is a descriptive qualitative research with phenomenological focus, which begins with the bibliographical and field research using as data collection technique the observation and semi-structured interviews with professionals who work and are part of the institution context. The foundation of this study was the dialogue with several theorists such as: Caldart, Jesus, Estevam, Molina, Silva, Gimonet, among others, that allowed the theoretical contribution to the experiences narrated by the subject. The results indicate that Pedagogical Alternation has been understood as a possibility for students to continue their studies and to remain living and working in rural territories, for the recognition of different learning spaces / times, involving academic time and community time, favoring the dialogue between the knowledge and the knowledge built socially by the subjects.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3874
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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