Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3875
Título: Histórias e lembranças na turma da EJAI na escola Maria Alice Machado, Codó-MA
Título(s) alternativo(s): Stories and memories in the EJAI class at Maria Alice Machado School, Codó-MA
Autor(es): BONFIM, Sandra Regina Gomes
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Histórias e lembrança
Abandono
Education of Adults and young
Memories and histories
Abandonment
Data do documento: 21-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Esta pesquisa é uma descrição de histórias e lembranças escolares dos alunos da educação de jovens e adultos-EJA no município de Codó-Ma, na escola Maria Alice Machado, nas turmas do primeiro segmento de alfabetização. A pesquisa também identifica quais os fatores que condicionam o abandono escolar e o papel que a escola tem e quais as condições sociais que fazem com que os indivíduos retornem para a escola. Desse modo, o objeto deste estudo são as lembranças da realidade escolar dos alunos dessa modalidade e o sistema escolar do passado. As técnicas de recolha de dados escolhidas para alcançar os objetivos da pesquisa foram uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa de caráter e História oral, tendo em vista que foi realizada por meio de uma conversação com alunos e um professor da modalidade. Nessa conversa, foram coletadas informações sobre o perfil dos alunos da EJA e as experiências e organização da modalidade no município. Também foram feitas entrevistas não diretivas com 20 alunos de duas turmas do primeiro segmento, 2º etapa e 3º etapa de alfabetização e pós- alfabetização que, em sua maioria, são do sexo feminino e com faixa etária de 15 a 85 anos. Após a conversa com os alunos, foi feita uma entrevista com uma professora regente das duas turmas. A pesquisa configura-se também como uma pesquisa bibliográfica de autores, Moll (2011), Cortada (2013), Gadotti e Romão (2007), Martins (2013) dentre outros e documental por buscar documentos oficiais e relatórios, além de material teórico sobre o ensino de jovens e adultos e idosos no Brasil. Por meio da pesquisa, foi possível observar que fatores sociais e econômicos são os que mais são relatados entre os estudantes para justificar o abandono escolar. Nos relatos dos alunos, é possível observar a esperança de ascensão social após a conclusão do curso.
Descrição: ABSTRACT This research aims to provide a description of the stories and school memories of students of young adult education - EJA in the municipality of Codó-MA, at the Maria Alice Machado School, in the classes of the first literacy segment. The research also aims to identify the factors that condition the school dropout and the role that the school has and the social conditions that cause individuals to return to school. Thus, the object of this study is the memories of the school reality of the students of this modality in the past and the school system of the past. The data collection techniques chosen to achieve the research objectives were a field research, with qualitative approach of oral history character, considering that it was carried out through a conversation with students and a teacher of the modality. In this conversation, information was collected about the profile of the students of the EJA and the experiences and organization of the modality in the municipality. Non-directive interviews were also conducted with 20 students from two groups of the first segment, the second stage and the third stage of literacy and post-literacy, which are mostly female and aged 15-85 years. After the conversation with the students, an interview was made with a teacher in charge of both classes. The research is also a bibliographical and authors Moll (2011), Cortada (2013), Gadotti e Romão (2007), Martins (2013) documentary search for official documents and reports, as well as theoretical material on the teaching of youths and adults and the elderly in Brazil. Through the research, it was possible to observe that social and economic factors are the most reported among students to justify dropping out of school. In the students' reports, it is possible to observe the hope of social ascension after the conclusion of the course.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3875
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDR-BONFIM.pdfTrabalho de Conclusão de Curso553,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.