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dc.contributor.authorSILVA, Tercilia Mária da Cruz-
dc.date.accessioned2019-10-07T19:13:31Z-
dc.date.available2019-10-07T19:13:31Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3877-
dc.descriptionABSTRACT The present work approaches women’s experiences in the literacy process in the Education of Young, Adult and Elderly (em português Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI) in a quilombola community, located in the municipality of Aldeias Altas - MA. It seeks to understand the educational trajectory of these women, as well as to understand the difficulties encountered in his literacy process, starting from the extension project "EJAI Mulher: a ressignificação dos saberes femininos", besides proposing means used to overcome these difficulties, using Paulo Freire's methodological framework. For the theoretical basis of this study, we had as main authors Freire (1989; 2001; 2006; 2011), Gohn (2006; 2009; 2014) and Ponte (2008). The research is qualitative and descriptive because it seeks to present the experiences with the group during the classes, highlighting the literacy process. It was based on a bibliographical study, followed by a field survey in the Laranjeiras quilombola community, where observations were made during the practices in the classroom and interviews were also made with the students. This study allowed us to know life stories and the struggle of women in search of knowledge. It also allowed us to reflect on the work developed, just as to share practices with these women in order to remedy the difficulties found.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda vivências de mulheres em processo de alfabetização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI em uma comunidade quilombola, localizada no município de Aldeias Altas – MA. Busca-se compreender a trajetória escolar dessas mulheres, bem como compreender as dificuldades encontradas por mim, em alfabetizá-las, partindo da experiência do projeto de extensão “EJAI Mulher: a ressignificação dos saberes femininos”, além de propor meios que foram utilizados para superar tais dificuldades, utilizando como referencial metodológico as contribuições de Paulo Freire. Para fundamentação teórica deste estudo, tivemos como principais autores Freire (1989; 2001; 2006; 2011), Gohn (2006; 2009; 2014) e Ponte (2008). A pesquisa é de caráter qualitativo e é descritiva, pois busca apresentar as vivências com o grupo no decorrer das aulas, bem como destacar o processo de alfabetização. A pesquisa partiu de um estudo bibliográfico, seguido de uma pesquisa de campo na comunidade quilombola Laranjeiras, onde foram feitas observações no decorrer das práticas em sala de aula, e foram realizadas ainda entrevistas com as alunas. Este estudo permitiu conhecer histórias de vida, de luta de mulheres na busca pelo saber. Permitiu ainda, fazer uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido, bem como compartilhar práticas realizadas com essas mulheres objetivando sanar as dificuldades encontradas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEJAIpt_BR
dc.subjectMulheres quilombolaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectYoungpt_BR
dc.subjectAdult and Elderly Educationpt_BR
dc.subjectQuilombola womenpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleMulheres quilombolas na EJAI: trajetórias, vivências e processospt_BR
dc.title.alternativeQuilombola women at EJAI: trajectories, experiences and processespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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