Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3880
Título: Os espaços de leitura dos centros municipais de educação infantil, na zona urbana do município de Codó-MA
Título(s) alternativo(s): The reading spaces of the municipal centers of early childhood education, in the urban area of ​​Codó-MA
Autor(es): CUNHA, Norma Beatriz Oliveira Silva
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Mediação da leitura
Formação de leitores
School library
Reading mediation
Reader training
Data do documento: 19-Jul-2019
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho investiga os espaços de leitura presentes nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) da zona urbana de Codó – MA, a ideia do projeto surgiu a partir das discussões em sala de aula da disciplina literatura e educação durante a graduação em Pedagogia, no qual instigou a refletir sobre como são os espaços de leitura das instituições infantil do município de Codó. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar quais são os espaços de leitura dos CMEI’s da zona urbana de Codó- MA, para isso foi necessário diagnosticar quais escolas possuíam bibliotecas ou salas de leitura e também, verificar quais são os locais destinados aos livros, caso as escolas não apresentem um espaço próprio além de identificar quais são os projetos destinados à formação de leitores das escolas. Desta forma, foi necessário percorrer os seguintes caminhos metodológicos: pesquisas bibliográficas em livros, teses, artigos científicos e sites do Ministério da Educação (MEC); além de uma pesquisa de campo nos 22 CMEI´s existentes no município, no qual foi utilizado a entrevista semiestrutura com os profissionais da instituição e feito uma análise de dados com os resultados adquirido. Assim sendo, esta investigação é de caráter quantitativo e qualitativo. Para desenvolver a pesquisa foi discutido sobre temas como a formação de leitores literários na educação infantil; a biblioteca escolar como espaço de leitura e as salas de leitura dos CMEI´s de Codó. Com a pesquisa foi possível constatar que a leitura é um elemento essencial para a libertação humana, que as bibliotecas escolares são um importante recurso no processo de ensino aprendizagem de nossas crianças e que a maioria de nossos CMEI´s ainda não possui biblioteca escolar ou sala de leitura adaptada.
Descrição: ABSTRACT This paper investigates the reading spaces present in the Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEI´s) in the urban area of Codó - MA. , in which he urged to reflect on how the reading spaces of the children's institutions of the municipality of Codó are. Thus, the research aims to investigate what are the reading spaces of CMEI's in the urban area of Codóma, for this it was necessary to diagnose which schools had libraries or reading rooms and also, to verify which are the places destined for the books, if The schools do not have a space of their own besides identifying what are the projects designed to train readers of schools. Thus, it was necessary to follow the following methodological paths: bibliographic research in books, theses, scientific articles and websites of the Ministry of Education (MEC); besides a field research in the 22 CMEI´s existing in the city, which was used the semi-structure interview with the professionals of the institution and made a data analysis with the acquired results. Therefore, this research is quantitative and qualitative. To develop the research was discussed on topics such as the formation of literary readers in early childhood education; the school library as a reading space and the reading rooms of Codó's CMEI´s. The research showed that reading is an essential element for human liberation, that school libraries are an important resource in the teaching and learning process of our children and that most of our CMEI´s do not have a school library or classroom yet. adapted reading
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3880
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORMA-CUNHA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso970,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.